A jornalista Anastasiia Lapatina, do “Kyiv Independent”, partilhou esta quarta-feira um vídeo onde se podem ver civis da Ucrânia a alimentar um soldado da Rússia depois da sua rendição.
Visivelmente abalado, o soldado come um pedaço de bolo e um copo de chá, que teriam sido oferecidos por moradores locais. O jovem é tranquilizado por uma mulher, que lhe oferece o telefone para que possa falar com a mãe. Ao ouvi-la, o soldado manda um beijo e começa a chorar.
A imagem viralizou nas redes sociais.
Russian soldier has surrendered and got cried when he was on the face call with his mom.
Russian soldiers, surrender, Ukrainian people will feed you, just surrender.#Ukraine #UkraineUnderAttack #UkraineWar #UkraineRussiaWar #StandWithUkraine #StopPutinNOW pic.twitter.com/MSODT7LMBB— Volodymyr Zelenskyy Fan Page (@Volodymyr_Zelen) March 2, 2022
Durante a conversa a mulher diz à mãe do rapaz: “Não se preocupe, Natasha. Ele está vivo e bem. Você receberá uma ligação mais tarde“. Ainda na gravação, uma voz masculina é ouvida a dizer em ucraniano: “Esses jovens…não é culpa deles. Eles não sabem por que estão aqui. Eles estão usando mapas antigos, estão perdidos“.
— nowar (@nowarn0) March 2, 2022
“Quero chorar de tanto que amo meu país“, confessou orgulhosa Anastasiia Lapatina na legenda da imagem.
A Russian soldier surrendered. Ukrainians gave him tea, food, and let him call his mother on video. I want to cry from how much I love my country. pic.twitter.com/ZiERQsyBbo
— Anastasiia Lapatina (@lapatina_) March 2, 2022