As iniciativas espirituais de Mafalda Matos no Big Brother Famosos têm sido bem recebidas dentro da casa da Malveira mas, cá fora, são alvo de crítica e de gozo. Em causa estão as dinâmicas que a atriz realiza com os colegas enquanto coach holística.
Uma das vozes mais duras sobre as práticas esotéricas de Mafalda, foi a da comentadora do programa, licenciada em Psicologia, Susana Dias Ramos. “Há que ter juízo. Ela está a mexer em coisas que não tem que mexer e tem que estar quietinha. E isto perturba-me de uma forma“, referiu a comentadora na terça-feira. “Qual é o guru que não procura seguidores que sejam obcecados por ele? Daí que se abram as portas e não se fecham para as pessoas ficarem agarradas ao terapeuta“, prosseguiu. “Ela pode ser terapeuta holística, pode ser o raio que a parta, mas ela não deve mexer no subconsciente das pessoas da forma que o está a fazer“, frisou, mostrando-se bastante incomodada com o comportamento da concorrente que tratou por ‘namastreta‘.
“Esta ‘namastreta’ que todos os dias faz reuniões, mexe no subconsciente das pessoas e no aparelho psíquico das pessoas, e usa expressões como ‘na Psicologia’. Na Psicologia, vírgula… Os psicólogos são aqueles que, como eu, se licenciaram e decidiram mais tarde exercer uma profissão dentro da área. Isto não é Psicologia, a Psicologia é uma ciência“, sublinhou Susana Dias Ramos.
Depois de tanta polémica à volta deste assunto, o responsável pela gestão da página de Instagram de Mafalda Matos decidiu emitir um comunicado em sua defesa. “Tendo em conta os mais recentes acontecimentos, comentários e opiniões, decidimos posicionar-nos e enfatizar os seguintes pontos: a Mafalda respeita todas as profissões e tenta, sempre que possível, construir pontes entre os vários saberes“, começa por dizer a nota.
“A terapia holística visa proporcionar auto-conhecimento, consciência e conexão. A intenção não é levantar questões pessoais ou fazer terapia, mas sim mostrar novas formas de nos relacionarmos. Acima de tudo, é uma forma de estar na vida e pode ser aplicada em diferentes áreas como a Medicina, a Psicologia, a Gestão de Empresas, a Ecologia, a Educação, entre outras“, continua o comunicado.
Concluindo: “Sabemos que há opiniões divergentes em relação a este lado mais espiritual e holístico, mas deve haver espaço e liberdade para estes temas serem debatidos. Ainda que exista cepticismo, terá sempre que haver aceitação e respeito pelo próximo e pelas suas opiniões e/ou crenças. Gratos pela compreensão“. Siga a galeia e veja o comunicado:
Ver esta publicação no Instagram