Cada vez que o príncipe Harry fala sobre a família real, gera polémica.
Especialistas reais estão indignados com o marido de Meghan Markle pelas últimas declarações sobre a rainha, sua avó, que descrevem como “delirantes”.
A visita dos duques de Sussex a Isabel II, que já não viam há um ano, em vez de normalizar os laços familiares, tem tudo para piorar.
“Estar com ela foi ótimo, foi muito bom vê-la, ela está em muito boa forma. Ela sempre teve um ótimo senso de humor e eu apenas me certifico de que ela esteja protegida e tenha as pessoas certas ao seu redor. Meghan e eu tomamos chá com ela, então foi muito bom conversar“, contou Harry, numa entrevista que concedeu a um programa de televisão norte-americano.
O que significará para o filho mais novo de Lady Di estas palavras? Para os conhecedores de assuntos reias, tais afirmações são um ataque direto e um “insulto grosseiro” contra o seu pai, o príncipe Carlos, e o seu irmão, William.
“O príncipe Harry diz que está garantindo que a rainha esteja ‘protegida e tenha as pessoas certas ao seu redor’. Como assim? Acho que o príncipe Carlos, os seus irmãos e William estão a fazer exatamente isso: apoiando a rainha, com ações, e não apenas com palavras“, comentou o jornalista e comentador real Robert Jobson no Twitter.
Prince Harry says on US TV he is making sure the Queen is ‘protected and has the right people around her’. How so? I think you’ll find that Prince Charles and Her Majesty’s children and William are DOING just that and supporting the Queen, with actions – and not just words.
— Robert Jobson (@theroyaleditor) April 19, 2022
Também a jornalista Angela Levin, que escreveu o livro ‘Harry: conversas com o príncipe’, se manifestou sobre o assunto. “Em 15 minutos, Harry pensa que se certificou de que a rainha está ‘protegida e tem as pessoas certas ao seu redor’. O seu comentário na TV dos EUA é um insulto grosseiro a toda a família real, os médicos reais e todos os assessores ao redor de HM. A sua arrogância não conhece limites“, confessou, dizendo ainda que o duque de Sussex não merece assistir às comemorações do Jubileu e estar na varanda com o resto da família.
In 15 mins Harry felt he made sure the Queen is ‘protected and has the right people around her’. His comment on US TV is a gross insult to all the royal family, the royal doctors and all the aides around HM. His arrogance knows no bounds.
— Angela Levin (@angelalevin1) April 20, 2022
As críticas não param por aí. O jornalista do ‘Morning Show’, Peter Ford, confessou-se “espantado” com as declarações do príncipe, avisando: “Não se engane, a única razão pela qual Harry quer apresentar um cenário ridículo de que está oferecendo orientação à rainha é manter os chefes da Netflix do seu lado“.
Make no mistake the only reason Harry wants to present some ridiculous scenario that he’s offering guidance to the Queen is to keep Netflix bosses on side. https://t.co/q3Xi6k2vRN
— Peter Ford (@mrpford) April 20, 2022
Na entrevista, o irmão do príncipe William falou ainda sobre a sua nova vida na Califórnia, garantindo que foram recebidos de braços abertos.
O reencontro do casal com os Windsor poderá acontecer em junho, durante as comemorações do Jubileu, e será então que tanto a rainha quanto a restante família poderá conhecer pessoalmente a mais nova da família: Lilibet. A menina completará um ano no dia 4 desse mês.