Os novos reis do Reino Unido compareceram esta segunda-feira no Parlamento, onde Carlos III fez o seu primeiro discurso aos parlamentares como novo chefe de Estado.
O rei sentou-se no trono ao lado da rainha Camilla enquanto se preparava para discursar para os membros da Câmara dos Lordes e da Câmara dos Comuns, quatro dias após a morte da sua mãe. Além disso, o seu grande amor estava ao seu lado e provavelmente foi a primeira vez que ela cantou ‘God Save the King’ em nome do marido. O novo rei ficou visivelmente emocionado ao ouvir o hino cantado em coro por todos os presentes, incluindo a sua esposa.
Carlos III teve que segurar as lágrimas quando se cantou essa versão do hino pela primeira vez no Parlamento, depois de prometer “seguir fielmente o exemplo do dever altruísta” de sua mãe.
Notable this is likely the first time Camilla has sung ‘God Save The King’ https://t.co/R8FEgR7gLa
— Charlie Proctor (@MonarchyUK) September 12, 2022
“Estou profundamente grato pelos discursos de condolências, que tão tocantemente se referem ao que a nossa falecida Soberana, a minha amada mãe, a Rainha, significou para todos nós. Como Shakespeare diz sobre a antiga rainha Elizabeth, ela era ‘um padrão para todos os príncipes vivos‘”, começou por dizer.
“Quando a rainha era muito jovem, comprometeu-se a servir o seu país e defender os princípios de governo constitucional que estão no coração de nossas nações. Manteve este voto com uma devoção insuperável. Ela deu um exemplo de dever altruísta e, com a ajuda de Deus e o seu conselho, estou disposto a segui-lo fielmente“, continuou.
“Estando hoje diante de vós, não posso deixar de sentir o peso da história que nos cerca e que nos lembra das vitais tradições parlamentares às quais os deputados de ambas as Câmaras se dedicam, com tanto empenho pessoal, para o bem de todos nós“.
E foi no final do histórico discurso que foi entoado o hino “God Save the King”.
“I am deeply grateful for the Addresses of Condolence by the House of Lords and the House of Commons, which so touchingly encompass what our late Sovereign, my beloved mother The Queen, meant to us all.”
The King’s reply to the addresses of condolence at Westminster Hall:
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 12, 2022