“Senhor, amo-te” foram as últimas palavras ditas pelo papa emérito Bento XVI antes de morrer, segundo o enfermeiro que o acompanhava naquela noite.
De acordo com o jornal oficial do Vaticano, cerca de seis horas antes de morrer, aos 95 anos, Bento XVI, que estava gravemente doente mas ainda não moribundo, disse “Senhor, amo-te”, em italiano.
“Bento XVI, em voz baixa, mas de maneira distinta, disse em italiano ‘Senhor, amo-te’. Não estava lá nesse momento, mas foi o que me contou depois o enfermeiro. Estas foram as últimas palavras compreensíveis porque depois disso não voltou a ser capaz de se expressar”, revelou o monsenhor Georg Gänswein.
Cerimónias fúnebres
O velório do Papa emérito Bento XVI, que morreu no último dia de 2022, foi aberto ao público esta segunda-feira, pelas 9h00 locais (8h00 de Lisboa), quando centenas de pessoas já faziam fila para entrar na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Scenes of pilgrims entering St. Peter’s Basilica to pay their respects to Pope Emeritus Benedict XVI. pic.twitter.com/nvY3zIHLCl
— Vatican News (@VaticanNews) January 2, 2023
O corpo de Bento XVI foi levado do mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano, onde o Papa vivia desde 2013, para a nave central da Basílica de São Pedro.
Tal como aconteceu com João Paulo II, Bento XVI vai ser sepultado com as vestes papais, embora não tenha o pálio sobre os ombros, por ter resignado.
O funeral realiza-se na quinta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 09h30 locais (08h30 em Lisboa), numa celebração presidida pelo Papa Francisco.
Pope Emeritus Benedict XVI’s remains rest at the ‘Mater Ecclesiae’ monastery in the Vatican.
Starting Monday morning at 9 am, the Pope Emeritus’ body with lie in state in St. Peter’s Basilica for public viewing until Thursday morning. pic.twitter.com/IwuShYpmqc
— Vatican News (@VaticanNews) January 1, 2023
Recorde-se que o Papa emérito Bento XVI, de seu nome de batismo Joseph Ratzinger, surpreendeu ao resignar do pontificado por motivos de saúde, a 11 de fevereiro de 2013, dois meses antes de comemorar oito anos no cargo.
Marcelo Rebelo de Sousa pretende marcar presença no funeral
O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa afirmou à RTP que tenciona estar presente no funeral. “Vou e venho no mesmo dia”, disse em Brasília, onde se encontrava para a tomada de posse do Presidente brasileiro Lula da Silva que se realizou no primeiro dia de Janeiro de 2023.