O ator, produtor musical, que ficou mais conhecido como locutor e realizador de rádio, faleceu esta sexta-feira, 3 de março, aos 90 anos.
Ruy Castelar sofreu uma queda durante o último fim-de-semana, acabando por ser internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde acabou por falecer na última madrugada.
Enquanto locutor, Ruy Castelar passou pela Rádio Club de Angra, Rádio Clube Português, Rádio Comercial e RDP Internacional.
Além da rádio também foi ator, passou pelo cinema, teatro e telenovelas. Destacou-se no filme Rapazes de Táxis (1965), com Tony de Matos e António Calvário e no teatro, teve alguns papéis na Companhia Francisco Ribeirinho.
Na televisão, fez parte de telenovelas da TVI, como «Olhos de Água», «Saber Amar», «Baía das Mulheres» e «Feitiço de Amor».
Ao longo da sua carreira recebeu inúmeras distinções.
O velório acontece este sábado, a partir das 16.30, na Igreja da Boa Hora, na Ajuda, bairro onde cresceu. A missa de corpo presente, será no domingo, 5 de Março, às 13 horas.
A filha, Paula Castelar, anunciou o falecimento do pai em jeito de homenagem ao homem que tinha uma verdadeira “paixão pela vida, pela Rádio e da sua imensa curiosidade por tudo“:
Foto capa: Facebook de Ruy Castelar, no estúdio da Rádio Comercial, na emissão do programa “A Noite é Nossa” nos anos 80.