Morreu esta segunda-feira, 17 de abril, o poeta, artista plástico e publicitário Joaquim Pessoa, autor de poemas como “Lisboa, menina e moça”, “Amélia dos olhos doces” ou “Lisboa, meu amor, um poema ao entardecer. Joaquim Pessoa morreu vítima de doença prolongada, aos 75 anos, informou a editora Edições Esgotadas.
“A Editora Edições Esgotadas informa, com imenso pesar, que o poeta Joaquim Pessoa partiu esta manhã. Joaquim Pessoa encontrava-se doente há vários meses, tendo agravado o seu estado de saúde nas últimas horas”, anunciou, em comunicado, a editora que publica a obra do autor.
Formado em Marketing e Publicidade, Joaquim Pessoa foi diretor criativo e diretor-geral de várias agências de publicidade e autor ou co-autor de diversos programas de televisão, como “1000 Imagens”, “Rua Sésamo” e “45 Anos de Publicidade em Portugal”, entre outros.
O seu primeiro livro foi editado em 1975, tendo publicado um total de mais de 30 obras.
Foi também diretor da Sociedade Portuguesa de Autores, entre 1988 e 1994, diretor literário da Litexa Editora, diretor do jornal Poetas & Trovadores, colaborador das revistas Sílex e Vértice e do jornal a Bola.
Juntamente com Ary dos Santos, Fernando Tordo, Carlos Mendes, Paulo de Carvalho e Luiz Villas-Boas, entre outros, fundou a cooperativa artística Toma Lá Disco.
Foto: Edições Esgotadas