Morreu esta terça-feira, vítima de cancro, Manuel Alves, tinha 72 anos. O estilista, que em parceria com Manuel Gonçalves fundou uma das mais famosas marcas de alta costura portuguesa, encontrava-se internado no Hospital da Luz.
O velório deverá ser na quarta-feira, na capela das Amoreiras, em Lisboa.
Manuel Alves nasceu em Montalegre, estudou em Braga, em Lisboa e no Porto, onde terminou o curso de Gestão. Chegou a dar aulas no liceu de Leiria e no liceu de Famalicão, mas percebeu que o seu caminho teria de passar pela moda.
Abriu duas lojas de marca própria no Porto, as lojas Cúmplice, onde vendia roupa para homem. Em 1984 vai para Lisboa e nesse ano inicia uma colaboração com José Manuel Gonçalves e abrem duas lojas no Bairro Alto, onde comercializavam as suas coleções masculina e feminina.
Lança a sua primeira coleção conjunta em 1985, tendo sido desde então presenças assíduas nas semanas de moda nacional.
Para além do seu percurso como criadores, a dupla de designers desenvolveu também uma linha de cerâmica e outra de joias e acessórios, e criou, em 2008, um selo para os Correios de Portugal.
Entre 1991 e 2013 foram ainda docentes convidados da Faculdade de Arquitetura de Lisboa, onde lecionaram a cadeira de Design de Moda.