Atualidade

Papa Francisco abençoa humoristas pelo “dom precioso”

O Papa Francisco teve esta sexta-feira um encontro com mais de uma centena de humoristas de todo o mundo. Portugal fez-se representar por Ricardo Araújo Pereira, por Maria Rueff, que levou um presente a Sua Santidade e por Joana Marques, que se fez acompanhar pelo marido, Daniel Leitão, também humorista.

O Papa enalteceu o papel dos humoristas afirmando: “O vosso talento é um dom precioso. Juntamente o com o sorriso, espalham a paz nos corações, entre as pessoas, ajudando-nos a superar as dificuldades e a lidar com o stress diário, a encontrar alívio na ironia e a encarar a vida com humor. É possível rir também de Deus? É claro que sim, isto não é blasfémia, assim como brincamos e fazemos piadas com as pessoas que amamos“.

Francisco recordou que, há mais de 40 anos, faz a oração de São Tomás Moro: “Dai-me, Senhor, o sentido do humor“.

Recomendo que rezem ao Senhor para pedir o sentido de humor. Vão fazer-vos chegar a bela oração de São Tomás Moro“, referiu aos participantes.

Oração de São Tomás Moro

Dai-me, Senhor, uma boa digestão e também qualquer coisa para digerir. Dai-me a saúde do corpo, com o bom humor necessário para a conservar. Dai-me, Senhor, uma alma santa que saiba aproveitar o que é bom e puro, e não se assuste à vista do pecado, mas encontre a forma de colocar as coisas de novo em ordem. Dai-me uma alma que não conheça o tédio, as murmurações, os suspiros e os lamentos, e não permitais que sofra excessivamente por essa realidade tão dominadora que se chama “eu”. Dai-me, Senhor, o sentido do humor. Dai-me a graça de entender os gracejos, para que conheça na vida um pouco de alegria e possa comunicá-la aos outros. Assim seja“.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Renascença (@renascenca)


O objetivo do encontro, que teve lugar no Vaticano, foi “estabelecer um vínculo entre a Igreja Católica e os artistas“. A reunião, pretendeu também “celebrar a beleza da diversidade humana, promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade“.

O encontro foi organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação, presidido pelo cardeal português José Tolentino Mendonça, e pelo Dicastério da Comunicação da Santa Sé.

A lista de humoristas convidados pelo Vaticano incluía entre os 105 humorista o brasileiro Fábio Porchat e os norte-americanos Stephen Colbert, Jimmy Fallon, Conan O’Brien, Chris Rock, Whoopi Goldberg e Julia Louis-Dreyfus.