Atualidade

Princesa Leonor recebe primeira condecoração estrangeira em Portugal

A Princesa das Astúrias foi esta sexta-feira condecorada pelo presidente da república português, que lhe atribuiu a Ordem de Cristo.

Leonor saiu de Madrid com honras militares e foi assim que foi recebida em Lisboa, naquela que é a sua primeira viagem oficial ao estrangeiro.

A filha mais velha dos Reis de Espanha foi recebida no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, por Marcelo Rebelo de Sousa. Fez uma breve visita ao Mosteiro dos Jerónimos onde deixou flores no túmulo de Camões, antes de seguir para o almoço em sua honra no Palácio.

Para assinalar a primeira visita oficial ao estrangeiro de Leonor de Borbón y Ortiz, o Presidente da República condecorou a princesa com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo, destacando a condecoração como “uma homenagem a vossa alteza, ao Reino de Espanha, à nossa amizade para sempre“.

A Ordem Militar de Cristo destina-se a distinguir destacados serviços prestados ao país no exercício de funções de soberania.

O Presidente de Portugal colocou-lhe a faixa que combinava com o fato escolhido para a ocasião. Leonor de Borbón optou por um conjunto vermelho Carolina Herrera, que acompanhou com uns brincos em ouro rosa 18 quilates, diamantes e rubis, uma joia que usa pela segunda vez e que foi herdada da sua mãe, a rainha Letizia. Completou o visual com sapatos de salto alto da PINKCHIC guagua, modelo Yaiza Taupe Esencial.

Sinto-me muito honrada depois de receber a Grande Cruz da Ordem de Cristo das mãos de sua excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Que a minha primeira visita oficial como princesa das Astúrias tenha sido a Portugal é não só uma alegria, como um desejo cumprido de poder estreitar a união sincera e frutífera dos nossos países“, escreveu a Princesa no livro de honra da residência oficial, rematando em português: “Sinto-me em casa e com estas palavras quero transmitir-vos todo o meu amor e gratidão“.

Com duração apenas de um dia, o programa teve como foco temas prioritários tanto para Portugal como Espanha, entre eles a proteção do ambiente e a conservação dos oceanos. Depois de um almoço no Palácio de Belém, a princesa seguiu para a Fundação Oceano Azul, no Oceanário de Lisboa, e para a Embaixada de Espanha, onde se irá encontrar com um grupo de jovens espanhóis residentes em Portugal.

A filha mais velha dos reis de Espanha viajou com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, que acompanhou toda a visita em conjunto com o homólogo português, Paulo Rangel.

Foto de capa: Presidência da República