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A influência do mundo gaming na cultura popular

O mundo do gaming, outrora confinado a um nicho de entusiastas e salas de arcade, tornou-se hoje um fenómeno cultural global.

Com o avanço da tecnologia, a proliferação de dispositivos de jogo e a acessibilidade crescente, os videojogos passaram de um simples passatempo a uma força cultural dominante.

Este artigo explora como o gaming moldou e continua a influenciar a cultura popular, tocando em várias áreas como o entretenimento, a moda, a linguagem e até a educação.

O gaming como forma de cinema e televisão

Os videojogos emergiram como uma das principais formas de entretenimento no século XXI. Com a evolução dos gráficos e das narrativas, os jogos tornaram-se cada vez mais imersivos, oferecendo experiências que rivalizam com filmes e séries de televisão.

Títulos como The Last of Us e The Witcher não só arrecadaram milhões de vendas, como também inspiraram adaptações televisivas que capturaram a imaginação de um público mais vasto. A primeira, inclusive, fruto do sucesso ganhou uma segunda temporada.

Esta fusão entre o cinema e os videojogos é evidenciada não só pela qualidade cinematográfica das histórias contadas nos jogos, mas também pela presença de atores e realizadores de renome em projetos de gaming.

O caso mais emblemático pode ser o de Keanu Reeves em Cyberpunk 2077, que atraiu tanto fãs de cinema como de videojogos, mostrando como estas duas indústrias estão intrinsecamente ligadas.

Gaming e Moda

A influência do gaming estende-se para além do ecrã, penetrando no mundo da moda. Marcas de renome como Louis Vuitton, Gucci e Nike já colaboraram com jogos ou lançaram coleções inspiradas em títulos populares.

A estética dos videojogos, com os seus designs futuristas e arrojados, influenciou tendências de moda, particularmente no vestuário streetwear e no calçado.

Um exemplo notável é a colaboração entre a marca de streetwear Supreme e o jogo Mortal Kombat, que deu origem a uma linha de roupa altamente procurada.

A linguagem dos videojogos

O gaming também deixou uma marca indelével na linguagem contemporânea. Termos como “noob” ou “boss”, e expressões como “game over” ou “level up” são agora de uso comum, mesmo fora do contexto dos videojogos.

Estas expressões infiltraram-se na comunicação diária, muitas vezes utilizadas em redes sociais e em memes, refletindo como os jogos se tornaram uma parte integral da nossa forma de comunicar.

Educação e Gaming

Para além do entretenimento, o gaming demonstra um impacto significativo na educação. Jogos como Minecraft e Civilization são agora usados em contextos educativos para ensinar conceitos desde a geometria à história, passando pelo desenvolvimento de competências de pensamento crítico e resolução de problemas.

A gamificação, que consiste na aplicação de elementos de jogos em contextos não relacionados com jogos, tem-se tornado uma estratégia comum em ambientes educativos e corporativos para aumentar o envolvimento e a motivação.

Gaming e a cultura de internet

Não se pode discutir a influência do gaming na cultura popular sem mencionar o impacto que teve na cultura da internet.

Plataformas como YouTube e Twitch transformaram como consumimos conteúdo de gaming, permitindo que jogadores partilhem as suas experiências e criem comunidades globais. Os youtubers e streamers de gaming tornaram-se verdadeiras celebridades, com milhões de seguidores que acompanham os seus vídeos e transmissões ao vivo.

A cultura dos memes também está fortemente ligada ao gaming. Jogos como Among Us e Fortnite geraram uma infinidade de memes e referências culturais que transcendem o próprio jogo, partilhados por pessoas que nem sequer jogam.

Esta cultura de partilha online amplificou o impacto dos jogos, tornando-os fenómenos globais.

O futuro do gaming na cultura popular

Com a contínua evolução da tecnologia, incluindo avanços na realidade virtual (VR) e aumentada (AR), o impacto do gaming na cultura popular promete crescer ainda mais. Aliás, o próprio gaming também evolui num sentido mais competitivo.

Como no iGaming, relacionado com o setor dos jogos online, com duas áreas na moda: casino e eSports.

Os casinos têm vindo a cimentar-se como novas formas de entretenimento lúdico, onde as slots assumem novas temáticas e gráficos mais imersivos, tomando conta das plataformas online especializadas. Sendo que as plataformas assumem uma experiência justa e com algoritmos a tornar a jogabilidade transparente.

Por outro lado, com a ascensão dos eSports, o gaming emerge como uma forma de desporto competitiva reconhecida internacionalmente, com ligas profissionais e patrocínios de empresas de renome.

Com efeito, à medida que a tecnologia avança e as barreiras entre o virtual e o real continuam a desaparecer, com novas formas de interação, é inevitável encarar o gaming. Isto porque faz parte, e muito, da cultura do agora. (pub)