A capital espanhola está tão perto de Portugal que quase dá para ir confortavelmente de carro. Porém, há dezenas de voos a sair diariamente para Madrid a preços tão convidativos que nem compensa ir de carro. O único meio de transporte que pode compensar é o autocarro, mas ainda assim, viajar de avião acaba por ser muito mais cómodo e rápido. Precisa de umas dicas sobre o que fazer na capital espanhola? Venha daí que este artigo tem muitas.
Gran Via
A Gran via é a Broadway ou mesmo os Campos Elísios de Madrid, lotados a qualquer hora do dia. Esta grande avenida que liga a Plaza de España à Plaza de Cibeles data de 1910 e está repleta de bares, hotéis, lojas e restaurantes. Se não estiver com um orçamento apertado, este é o local perfeito para fazer umas compras e levar uns “recuerdos” para Portugal, para além daqueles que vai levar para sempre na sua memória. Mas a sua característica é também concentrar os principais teatros da cidade, bem como os cinemas tradicionais que mantiveram a sua autenticidade. Observe também aqui a arquitetura dos seus edifícios misturando barroco, neoclássico, belle époque, art nouveau, art déco e o impressionante Edifício Telefónica, com 90 metros de altura. Um conselho: caminhe sempre a olhar para cima (com cuidado, obviamente) porque os edifícios que ladeiam a avenida têm frequentemente estátuas nos telhados, que se encontram lado a lado com o céu madrileno.
Parque do Retiro
O Parque do Retiro permite aos visitantes usufruir de diversas atividades. Entre elas, é possível caminhar a pé (ver percurso) ou de bicicleta, mas também de segway. Aí são organizadas sessões desportivas, como grupos de corrida ou sessões de ioga. Com um pouco de sorte, poderá encontrar atuações de rua ou concertos ao ar livre. Além disso, este espaço verde com mais de 125 hectares é palco de inúmeros eventos culturais e artísticos ao longo do ano.
Construído no século XVII, este parque histórico alberga magníficos jardins paisagísticos, caminhos sombreados, fontes, esculturas notáveis e o roseiral. Existe também um grande lago onde pode passear de barco, assim como o Palácio de Cristal com as suas exposições de arte moderna. Com o seu ambiente tranquilo no meio da agitação da cidade, o Parque do Retiro é um destino de visita obrigatória para quem procura uma escapadela relaxante no coração de Madrid.
Palácio Real
É uma das residências oficiais do Rei de Espanha, embora atualmente a família real não resida lá. Os seus 3.000 quartos fazem dele o maior palácio real da Europa Ocidental. A menos que haja um evento oficial na praça, este local imprescindível está aberto ao público para o descobrir durante uma visita guiada. A sua imponente fachada e os jardins bem cuidados fazem dele uma grande atração turística.
Viu a famosa série Casa de Papel que fez sucesso na televisão espanhola e na Netflix? Muitas das cenas foram filmadas aqui. Diga que não gostaria de ver o local onde a Tóquio fez todas aquelas cenas de cortar a respiração? Se não for fã da série, o palácio vale a pena por si só porque é muito imponente e não deixa ninguém indiferente. Este não é “só mais um palácio”.
O mercado de San Miguel
Qualquer viagem merece boa comida, certo? Este antigo mercado tradicional transformado numa experiência gastronómica moderna, o mercado de São Miguel, permite-lhe provar amostras de comida por menos de 1€, por vezes até gratuitamente, antes de decidir fazer a sua compra. Existe uma grande variedade de alimentos como charcutaria, queijos, frutas, legumes, sushi, marisco, chocolates, gelados, sumos de fruta, sangria, vinhos… Para além dos cheiros e sabores apetitosos, a estrutura vítrea do edifício é realçada pela luz do dia que passa. Este é um excelente local para almoçar, muito perto da Plaza Mayor. Se optou pelo passeio de Segway, saiba que neste mesmo local está programada uma pequena paragem “Chocolate con Churros”!
As portas do sol
Quase todas as cidades têm umas “portas do sol” e por norma são o sítio perfeito para ver o sunset. Em Madrid não é exceção. Para além de ser o “centro de tudo” e de ser o local ideal para ver o sol a embater na pedra dos monumentos, esta praça conta ainda com imensas estátuas, nomeadamente, a estátua do urso e do medronheiro. O escultor Antonio Navarro Santafe inspirou-se no brasão da cidade de Madrid.
Aqui estão 5 recomendações, mas a praça maior, o templo de Debod e o museu da rainha Sofia são igualmente recomendáveis para visitar. Madrid é uma cidade vibrante que combina história, cultura e modernidade, oferecendo experiências inesquecíveis a cada esquina. Seja explorando os seus grandiosos monumentos, relaxando nos seus parques exuberantes ou deliciando-se com a sua gastronomia única, há sempre algo novo e emocionante para descobrir. Planeie a sua escapadinha e deixe-se encantar pelo charme e energia desta capital encantadora.