Atualidade

Morreu atriz Alina Vaz

A atriz Alina Vaz, de 88 anos, morreu este domingo de madrugada, numa casa de repouso em Vale de Lobo, no concelho de Sintra, contou à Lusa um familiar.

Para além do curso do Conservatório Nacional, Alina Vaz frequentou vários cursos de aperfeiçoamento da técnica teatral.

A atriz fez parte das mais diversas companhias de Teatro desde o Nacional D. Maria II ao Experimental do Porto. Fez também cinema, televisão e rádio. Iniciou a sua carreira quando ainda era aluna do Conservatório em 1955.

“Quando a televisão nasceu, deu cartas nalgumas das primeiras telenovelas nacionais. Para além de fazer parte do elenco de muitas peças para televisão, participou em várias séries e telenovelas, nomeadamente “Chuva na areia”, “Enquanto os dias passam”, “Milongo”, “Senhora das Águas”, “Passerelle”, “Ajuste de contas”, “Olhos de água”, “Amanhecer” ou “Malucos do riso”. Mais tarde foi presença regular nas séries de Camilo de Oliveira, sendo a sua última aparição na série Camilo o Presidente, em 2011. Foi Tem constante o seu trabalho na rádio quer como intérprete de peças e folhetins quer como adaptadora de vários romances e contos para peças radiofónicas” site a Wikipédia a respeito de Alina Vaz.

Ganhou um prémio de interpretação no Festival Cerventino, no México, em 1989 e em 2016 foi homenageada pelo Teatro Experimental do Porto, onde trabalhou na década de 1960.