Atualidade

Antonio Banderas vive com fervor mais uma Semana Santa

O artista espanhol, de 64 anos, vive com fervor mais uma Semana Santa em Málaga, uma celebração religiosa que tem um significado muito importante para ele.

Antonio Banderas voltou este Domingo de Ramos a venerar a Virgem das Lágrimas e das Graças com a emoção da tradição, a união entre irmãos e um apelo à solidariedade. “Eu sempre digo que é o ‘s’. Semana Santa da Solidariedade. Essa é a Semana Santa do século XXI. Vivemos num mundo muito complexo, e cada instituição precisa dar uma mão“, comentou emocionado o ator que há vinte anos carrega em procissão o andor.

Todos os anos Antonio Banderas vai aos pés da sua ‘Virgencita’ para cantar: “Málaga te ama“.

Acompanhado da sua companheira, Nicole Kimpel, e do irmão, Chico Banderas, o ator vestiu a túnica branca antes de cobrir o rosto com o capuz verde.

Desde que foi constituída a Fundação Lágrimas y Favores, em 2010, contribuiu com mais de 3,5 milhões de euros para projetos sociais. “De certa forma, o que esperamos é que, quando as pessoas virem tudo isso, não pare apenas na gravação dos tronos, no bordado dos mantos e nas velas, mas vá além disso, para que as pessoas saibam que coisas bonitas estão sendo feitas ao longo do ano em cultura e solidariedade“, afirmou o ator.

São pedidos que motivam Banderas a regressar todos os anos à igreja de San Juan, onde foi batizado quando criança e onde se despediu definitivamente dos seus pais, para cumprir a tradição de Lágrimas e Favores. Para demonstrar orgulho em fazer parte das Royal Merged Brotherhoods e suas contribuições à sociedade de Málaga.

Durante muitos anos não pôde regressar a Málaga, até conseguir prestígio suficiente para incluir nos contratos de trabalho, a Páscoa como período de ausência.

Foto: Capa de arquivo