Atualidade

Morreu o Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa

O escritor peruano Mario Vargas Llosa morreu este domingo, na sua casa em Lima, no Peru, aos 89 anos.

Com profunda dor, tornamos público que o nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, rodeado pela sua família e em paz“, anunciou o filho Álvaro Vargas Llosa na rede social X.

A causa da morte não foi revelada e, segundo a família, não haverá velório público. Os restos mortais de Mario Vargas Llosa serão cremados, conforme sua vontade.

Mario Vargas Llosa chegou a confessar que gostaria de ser lembrado pela escrita e pelo trabalho, apesar da sua vida ter sido cheia de polémicas, onde se inclui a vida amorosa.

Nascido em Arequipa, em 28 de março de 1936, Jorge Mario Pedro Vargas Llosa, que venceu o Prémio Nobel da Literatura em 2010, foi também político, jornalista, ensaísta e professor universitário.

Vargas Llosa inscreve o nome na história da literatura como um dos mais influentes escritores latino-americanos.

A somar ao Nobel da Literatura, Mario Vargas Llosa recebeu distinções como o Prémio Rómulo Gallegos (1967), Princesa das Astúrias (1986), Planeta (1993), Miguel de Cervantes (1994), Jerusalém (1995), National Book Critics Circle Award (1997), PEN/Nabokov (2002) e Prémio Mundial Cino Del Duca (2008).

Sem ter escrito em francês, entrou para a centenária Academia Francesa, o primeiro escritor de língua espanhola a figurar entre os “imortais” da instituição. O escritor peruano-espanhol acumulou também doutoramentos Honoris Causa atribuídos por universidades da Europa, América e Ásia. Integrou ainda a Academia Peruana de Línguas desde 1977, a Real Academia Española, a partir de 1994, e a Academia Brasileira de Letras desde 2014.

Vida amorosa

Mario Vargas Llosa casou pela primeira vez aos 19 anos, com sua tia Julia Urquidi, 10 anos mais velha, que se tinha acabado de divorciar do seu tio materno.

Anos mais tarde divorciou-se e se casou com a prima-irmã e sobrinha da sua ex-mulher, Patricia Llosa. Tiveram três filhos em 50 anos de relacionamento: Álvaro, Gonzalo e Morgana.

Em 2015 confirmaram-se os rumores do seu romance com Isabel Preysler, a ex-mulher do cantor Julio Iglesias, uma das figuras mais mediáticas do jet set espanhol. Na altura a socialite tinha 63 anos, e o escritor, 78, viviam situações matrimoniais distintas: Isabel tinha perdido o marido há menos de seis meses, vítima de uma embolia pulmonar, e Llosa ainda era casado com Patricia.

Em fevereiro de 2016 o casal fez capa da Hola!. “Este foi o ano mais feliz da minha via”, afirmou Mario Vargas Llosa, o que não caiu bem junto da sua família. A relação com Isabel Preysler não foi bem aceite pelos descendentes e o mediatismo em torno do romance não terá ajudado.

Em 2022, ambos assumiriam o fim da relação e o escritor voltou a juntar-se à sua família, optando por passar mais tempo com os filhos. A aproximação levou a que se voltasse a unir-se à ex-mulher, assumindo mais tarde que errara nas suas opções amorosas.

Foto: Letras Libres