Londres veste-se de gala este domingo, dia 16, para a entrega dos Bafta, considerados a antecâmra dos Óscares. A cerimónia terá lugar na Royal Opera House e será apresentada pelo ator britânico Stephen Fry.
O filme “Gravidade”, do mexicano Alfonso Cuarón, e a película épica do britânico Steve McQueen “12 Anos Escravo” são dois dos candidatos a melhor filme. Na mesma categoria surgem a tragicomédia policial “Golpada Americana”, “Capitão Phillips” e “Filomena”, estes dois últimos inspirados em histórias reais.
“Gravidade”, protagonizada por Sandra Bullock, encabeça a lista de nomeações, com um total de 11, seguida de “12 Anos Escravo” e de “Golpada Americana”, ambos com 10 nomeações cada.
Entre os candidatos a melhor realizador estão Cuarón e McQueen, assim como Martin Scorsese por “O Lobo de Wall Street”, Paul Greengrass (“Capitão Phillips”) e David O.Russell (“Golpada Americana”).
Na categoria de melhor ator, os nomeados são Chiwetel Ejiofor (“12 Anos Escravo”), Christian Bale (“Golpada Americana”), Bruce Dern (“Nebraska”), Leonardo DiCaprio (“O Lobo de Wall Street”) e Tom Hanks (“Capitão Phillips”).
À categoria de melhor atriz concorrem Judi Dench, pela sua interpretação em “Filomena”, Cate Blanchett, por “Blue Jasmine” de Woody Allen, Amy Adams (“Golpada Americana”), Emma Thompson (“Ao Encontro de Mr. Banks”) e Bullock por “Gravidade”.
Os candidatos a melhor filme britânico são, entre outros, “Ao encontro de Mr.Banks”, “Mandela: Longo Caminho para a Liberdade” e “The Selfish Giant”.
A francesa Léa Seydoux, protagonista do filme “A Vida de Adèle” e a queniana Lupita Nyong’o, de “12 Anos Escravo” concorrem ao prémio de melhor artista revelação.