O galês Ian Whyte, de 43 anos, ex-basquetebolista do FC Porto na década de 90, é agora ator e faz parte do elenco da série de sucesso “Guerra dos Tronos”. O antigo atleta já assumiu várias personagens da trama da HBO, tudo graças à sua altura: mede 2,16 metros. Whyte deu vida, na série, a um gigante e a um temido White Walker.
Mas o ex-basquetolista dos Dragões também já fez parte do elenco de filmes como “Prometheus”, “Aliens vs Predador”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” ou “Hércules”. Normalmente interpreta os mais da fita. “Todos os papéis são especiais e significaram algo para mim, por diferentes razões. O ‘Aliens vs Predador’, por ter sido o primeiro, é especial e foi também significativo ter sido convidado para a sequela. ‘Harry Potter’ (e o Cálice de Fogo) foi divertido; no ‘Prometheus’ tive o privilégio de trabalhar com um realizador lendário (Ridley Scott) e dar vida a um personagem num filme em que ele andou a pensar durante 32 anos. E, claro, ‘Guerra dos Tronos’ é a série mais popular da televisão…”, referiu numa entrevista recente, acrescentando que a representação surgiu por acaso e que nunca pensou que seria tão difícil ser ator.
Da Invicta guarda boas memórias: “Adorava passear nas partes históricas, eram fascinantes. Fiquei especialista a navegar em labirintos de ruas antigas e becos; adoro perder-me numa cidade antiga, com história”.