O novo edifício do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, desenhado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, recebeu o Prémio CICA de Arquitetura, atribuído pelo Comité Internacional de Críticos de Arquitetura.
O vencedor do prémio, entre vários galardões atribuídos por aquele comité, foi anunciado durante a Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, que termina a 4 de outubro.
O novo edifício do Museu Nacional dos Coches, inaugurado no passado mês de maio, foi desenhado por Paulo Mendes da Rocha, num projeto em consórcio com os ateliês MMBB Arquitetos (Brasil), Bak Gordon Arquitetos e Nuno Sampaio Arquitetos (Portugal).
Composto por dois edifícios, com quatro pisos, o museu ocupa 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, junto ao rio Tejo, e próximo da anterior localização, no antigo Picadeiro Real.
Entre maio e agosto, o Museu Nacional dos Coches recebeu mais de 146 mil visitantes.
Sendo um dos museus nacionais mais visitados do país, o Museu Nacional dos Coches acolhe 78 viaturas que vão desde o século XVII ao século XIX, a maioria provenientes da Casa Real Portuguesa.