A conjugação de um eclipse total (que irá deixar a lua completamente na sombra) e de uma Super Lua (que ocorre quando a lua cheia ou nova encontra se encontra mais próxima da Terra) é um acontecimento raro ao qual pode assistir na madrugada deste domingo para segunda-feira. Este fenómeno já não acontecia há 30 anos e e o próximo só será observável em 2033.
O satélite natural da Terra encontrará o seu ponto mais próximo do nosso planeta, situando-se apenas a 356.877 quilómetros – e numa altura em que, por coincidência, a sua fase lunar será de lua cheia. Desta forma, a lua parecerá 14% maior e ficará 30% mais brilhante que a lua cheia normal, registando-se uma Super Lua.
A lua ficará na penumbra da Terra às 1h10 e a partir daí irá escurecer até às 2h07, quando entrará na sombra da Terra, adquirindo tons acastanhados e avermelhados. Às 2h46 a lua estará no perigeu da sua órbitra (ou seja, no ponto mais próximo da Terra) e às 3h50 estará em lua cheia, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa. O fim do eclipse acontecerá às 6h24.
Além de Portugal continental, Açores e Madeira, a Super Lua vai poder ser vista na Europa Ocidental, África Ocidental, América do Sul e Central e no Leste da América do Norte. Isto porque em todos estes locais, no momento do eclipse, a Lua vai estar acima do horizonte.
Step outside Sunday night & see a #SuperBloodMoon! It’s a rare celestial event – a supermoon & lunar eclipse combo! https://t.co/zg31RA8HQw
— NASA (@NASA) 25 setembro 2015