Em Portugal há um “antes” e um “depois” do 25 de Abril de 1974. Para assinalar o aniversário dos 40 anos dessa data histórica, a RTP emite “Mulheres de Abril”, uma minissérie de 5 episódios com autoria e realização de Henrique Oliveira da produtora HOP. A minissérie estreia esta segunda-feira, dia 21, às 23h00, e será transmitida até ao dia 25.
Mutação, Revolução e Evolução podem ser as palavras para descrever esta série que nos traz uma abordagem diferente e inesperada dos acontecimentos que marcaram o país em 1974. “Mulheres de Abril” vai além da efeméride, fazendo um retrato histórico e sociológico da sociedade portuguesa, de um ponto de vista informal e sob a perspetiva feminina. A ação é baseada na cidade do Porto, e decorre também em Lisboa e na região de Trás-os-Montes.
“Mulheres de Abril” conta-nos a história de Ana que faz 60 anos no dia 25 de abril de 2014. Para comemorar o seu aniversário, Ana convida diversas mulheres que fazem parte do seu dia-a-dia e que de uma forma ou de outra marcaram a sua vivência. O ponto de partida para a conversa centra-se nas recordações que ela própria tem ao ter vivido de forma intensa o seu 20º aniversário no dia 25 de Abril de 1974. Desde a empregada até à sua melhor amiga – passando pelas figuras familiares da mãe, filha e neta – todas vão recordar momentos e episódios das suas vidas e cruzar lembranças das mulheres de outras gerações que também deixaram a sua marca nestas “Mulheres de Abril”. Um jantar onde cada uma vai relembrar o seu passado e falar do presente. Juntas vão mostrar-nos como o papel da mulher em Portugal mudou desde os anos 20 até hoje, ilustrando o lado conservador e por vezes caricato da sociedade ao longo das décadas.
A minissérie reúne um elenco de luxo, como António Cordeiro, Ana Bustorff, Mariana Monteiro, Débora Monteiro, Ivo Canelas, Sara Norte, Anabela Teixeira, entre muitos outros conhecidos atores.
Vejas as fotos.
Fotos: RTP