Cultura

Quarto volume da biografia de Álvaro Cunhal editado

Depois de “Álvaro Cunhal, Uma Biografia Política I – Daniel, o jovem revolucionário”, “Álvaro Cunhal, Uma Biografia Política II – Duarte, o dirigente clandestino” e “Álvaro Cunhal, Uma Biografia Política III – O prisioneiro”, a Temas & Debates/Círculo de Leitores edita o quarto volume da biografia escrita por José Pacheco Pereira: “Álvaro Cunhal, Uma Biografia Política IV – O Secretário-Geral”. A apresentação é no dia 9 de dezembro, pelas 18h30, no Forte de Peniche, e no dia 10 de dezembro, pelas 18h00, na Reitoria da Universidade do Porto.

Alvaro cunha

Sinopse:
“Álvaro Cunhal tinha saído algemado da casa clandestina do Luso em 1949. Agora, em 3 de janeiro de 1960, estava livre mas continuava perseguido e entra de novo na clandestinidade. Tinham-se passado quase onze anos de prisão, uma das penas políticas mais longas do
século XX português. Tem quarenta e seis anos, a sua vida pessoal mudaria significativamente a muito curto prazo e a sua ação política torná-lo-á de novo o dirigente máximo do PCP. Depois de uma atribulada estadia no interior de Portugal, sai para a URSS e depois para França, de onde só regressa em 1974. Na década de sessenta, terá uma afirmação indiscutível, como um dos grandes dirigentes comunistas mundiais, internacionalmente reconhecido. O seu pensamento e a sua ação nestes anos moldaram a história de Portugal e das colónias portuguesas até aos dias de hoje. O quarto volume de uma obra monumental, indispensável ao conhecimento da história de Portugal no século XX”.