O talent show estreou na noite de domingo, na RTP, e foi líder de audiências. O primeiro programa reservou algumas surpresas e muitos candidatos surpreenderam o júri.
Mariza, que se estreia como jurada, não resistiu em carregar no botão dourado após ver a atuação do grupo de teatro de sombras, Shadows, garantindo-lhes um lugar na semi-final.
No entanto, houve outros talentos que conquistaram Mariza, Manuel Moura dos Santos, Pedro Tochas e Sofia Escobar. Veja quem passou à fase seguinte:
Shadows
Shadows – Maria João é professora de educação musical e fundou o grupo Shadows. Apesar do presente ano lectivo já não estar a leccionar na mesma escola , continua a ensair os Shadows duas vezes por semana. Apesar de não receber nada por continuar com os alunos, diz que tem amor à camisola.
Maria Baptista declama poesia desde que começou a ler. Aos 16 anos teve um poema publicado numa revista. Todos os anos, desde 1970, manda poemas para a Agenda Doméstica da Porto Editora e escreve para alguns jornais. Tem quatro livros publicados. Declama em espectáculos de solidariedade social e já recebeu várias medalhas pelo seu talento. Participar em Got Talent Portugal é a realização de um sonho. Levar a poesia à televisão é dar-lhe o valor que tem, apesar de ser apenas um hobby para si.
Maria Baptista
Rodrigo Viegas participou em campeonatos nacionais e europeus. Tem mais de 20 medalhas. Em 2012 trabalhou em teatro musical no gelo . Sonha em criar uma escola de patinagem artística em Portugal para inspirar outras pessoas e ensinar esta arte. Para além da patinador, o Rodrigo é DJ, produtor musical, bailarino, ator e manequim.
Rodrigo Viegas
LCTFG é um grupo com menos de um ano que pretende aliar a qualidade das danças urbanas com a parte cómica e divertida. Paulo, Vítor, André e Diogo, para além de serem amigos, têm em comum a dança e a admiração entre si. Sentem reconhecimento e respeito pelo seu trabalho e procuram em Got Talent Portugal chegar a mais pessoas. Consideram-se artistas que procuram constantemente a
perfeição e inovação.
LCTFG
Luís Ramalho começou a cantar no coro da igreja aos 8 anos. O seu maior sonho é trabalhar com Ricardo Landum e ter uma carreira como Tony Carreira e Leandro. Vê em Got Talent Portugal a realização de um sonho.
Luís Ramalho
Jonathan Margarido começou a ter aulas de canto há cerca de um ano e meio. Diz que teve a mudança de voz muito tarde e com as aulas é que percebeu que gosta mesmo de cantar. A sua maior inspiração é a professora de canto. Foi a mesma que o inscreveu e impulsionou a sua mudança de voz.
Jonathan Margarido
Afonso Rodrigues começou a fazer imitações aos 7 anos. Quer ser entertainer com uma carreira consolidada mundialmente. Orgulha-se de ter participado no Britain’s Got More Talent. Trabalha num restaurante, onde costuma treinar com os clientes enquanto serve à mesa e na rua enquanto angaria clientes para o restaurante
Afonso Rodrigues
O grupo surgiu em 2014 quando o André e o Alexandre decidiram tocar juntos. Em setembro de 2015, Paulo juntouse ao grupo e começaram a atuar em bares e festas. O estilo do grupo é Rumba Flamenca, um estilo bastante apreciado e pouco visto em Portugal. Com a participação em Got Talent Portugal pretendem crescer enquanto artistas e levar o projeto para outro patamar.
Sangue Ibérico
Com 19 anos, Ricardo Paz frequentou um curso de circo e artes performativas. Posteriormente entrou no Chapitô. Começou a atuar com o mastro chinês aos 21 anos em festivais fora de Portugal. Participou ainda, em 2007, no espetáculo “Sete Maravilhas do Mundo”. Vem ao Got Talent Portugal porque é uma oportunidade de mostrar um talento fora do comum em Portugal. Acha que vai impressionar o júri porque vai mostrar algo impossível aos olhos da maioria das pessoas. Considera-se um artista contemporâneo.
Ricardo Paz
João Seabra é humorista profissional há 12 anos. Atualmente tem como objetivo mostrar ventriloquismo em televisão, uma das vertentes do seu humor. Gostava de fazer espetáculos somente com bonecos. Considera-se um “Artista Português”.
João Seabra
Fotos: Rui de Oliveira/FremantleMedia