Cerca de 450 iniciativas gratuitas, numa centena de museus e palácios em todo o país, vão decorrer no sábado e no domingo, Dia Internacional dos Museus, com visitas orientadas a exposições, concertos, ateliês e encenações.
O Dia Internacional dos Museus, que se celebra no próximo domingo, dia 18, vai destacar este ano o potencial destes espaços para criar ligações entre visitantes, gerações e culturas.
“Museus: as coleções criam conexões” é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês) para as comemorações desta data, que a entidade instituiu em 1997 com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.
Este ano, a Noite Europeia dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, vai acontecer a 17 de maio, no sábado, com vários eventos culturais fora das horas habituais de funcionamento.
Em Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade que tutela museus, palácios e monumentos nacionais, organiza centenas de atividades em parceria com outras entidades municipais e privadas para assinalar a data.
Os museus e palácios da DGPC estarão abertos gratuitamente a partir das 18:00 de sábado, Noite Europeia dos Museus, e durante todo o dia de domingo, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus.
Nos monumentos tutelados pela DGPC haverá acesso gratuito às atividades específicas do Dia Internacional dos Museus.
No Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, está prevista a apresentação de uma peça de teatro infantil de sombras chinesas, no domingo, às 14:00, 15:00, 16:00 e 17:00, e também passeios de charabã e charrete, entre aquele museu e o Mosteiro dos Jerónimos, entre as 14:00 e as 17:00.
Também na capital, o Museu Nacional de Arte Antiga, irá abrir ao público, no sábado, a exposição “Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750)”, com uma embaixada de peças do estilo Rococó italiano.
Na região norte, no Museu da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, os visitantes poderão visitar, no domingo, a exposição “Até onde a vista alcança – Desenho – Cruzeiro Seixas”, visitar ao terraço da Torre, e ainda uma exposição temporária sobre o tema alusivo à efeméride “Museus criam conexões”.
Em Guimarães, no Museu de Alberto Sampaio, a data celebra-se na véspera, às 21:00, com um teatro de sombras que conta uma lenda ligada à cidade, sobre Santa Margarida, outrora venerada na Igreja de São Miguel, junto ao castelo.
No Porto, no Museu do Papel Moeda Porto Norte, decorrerá no domingo, pelas 17:00, um concerto pela Orquestra Juvenil da Bonjóia.
A sul, no Museu Municipal de Estremoz, no sábado, realiza-se uma Feira Medieval no espaço envolvente ao museu, entre as 14h00 e as 23h00, e, no mesmo dia, os artesãos locais vão trabalhar ao vivo no museu, a partir das 18h00.
No Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, no Algarve, irá decorrer, no domingo, durante a manhã, um passeio fotográfico integrado no “Arqueologia para todos”, com início no museu, passando-se depois à zona antiga, estabelecendo as conexões entre as coleções e o território.
No Museu Municipal de Faro, haverá no sábado à noite, pelas 21h30, uma visita orientada ao Arco do Repouso, uma das portas árabes da cidade, seguida de uma encenação da lenda alusiva à conquista da cidade de Faro aos mouros.
Na Madeira, na Casa-Museu Frederico de Freitas (Funchal), estão previstas, no domingo, visitas orientadas à Casa da Calçada e à Casa dos Azulejos, durante todo o dia.
Nos Açores, no Museu Carlos Machado (Ponta Delgada), os visitantes poderão ver a exposição temporária “Largo Tempo”, que será inaugurada no próprio dia para assinalar a data.