José Sócrates, Manuel Alegre, Maria de Belém, Duarte Lima, Rocha Vieira, Manuel Maria Carrilho. Estes são apenas alguns dos nomes contemplados na lista da Caixa Geral de Aposentações, referente a todos os nomes com direito a subvenções vitalícias.
O documento tornado agora publico depois de um parecer positivo da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, revela não só quem mas qual o valor que cada um dos beneficiados recebe.
Entre todos os presentes, Rocha Vieira e Carlos Melancia, ex-governadores de Macau, são quem teve direito às subvenções mais elevadas, algo como 13607 e 9727 euros, respetivamente.
José Sócrates, que recentemente anunciou o seu pedido de subvenção, teve direito a rendimentos que ascendeu aos 2372 euros. António Guterres, por seu lado, aufere (com reduções parciais), desde 2002, algo como 4138 euros.
Além destes, é possível encontrar outros nomes do panorama político bem conhecidos do público português, como é o caso de Maria de Belém (que pediu ao Tribunal Constituicional o corte destes rendimentos, mas que aufere 2372 euros); a antiga presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, com uma subenvenção de 3432 euros; o ex-secretário geral do PCP Carlos Carvalhas, com 2.819 euros, entre outros.
Para conferir a lista por completo, basta aceder ao site da Caixa Geral de Aposentações, selecionar a pasta ‘Documentos’ e carregar na opção ‘Lista SMV’. O sistema fará um download direto para o seu computador, com a lista de todos aqueles que têm direito a subvenções vitalícias.
Uma revelação que ainda vai fazer correr muita tinta.