Cultura

Quatro novas exposições a partir de hoje no Centro de Arte Moderna

Quatro novas exposições de artistas estrangeiros e portugueses, entre os quais Túlia Saldanha (1930-1988), com uma retrospetiva, vão ser hoje inauguradas no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. De acordo com o CAM, as quatro exposições serão inauguradas hoje, às 18h30, e abrem ao público na quinta-feira.

Entre as exposições está a primeira retrospetiva de Túlia Saldanha, cujo percurso foi marcado por pintura e desenho, além da criação de instalações e performances.

A mostra, que ficará patente até 28 de setembro, tem curadoria de Rita Fabiana e Liliana Coutinho, que apresentam uma seleção crítica das obras da artista portuguesa, realizadas entre 1967 e 1987.

Túlia Saldanha fez parte da Alternativa Zero, mostra organizada por Ernesto de Sousa, que reuniu tendências polémicas da arte portuguesa contemporânea.

O CAM vai também inaugurar uma nova exposição do próprio acervo – intitulada “Arshile Gorky e a Coleção” – orientada segundo quatro grandes tópicos: o Retrato, a Natureza-morta, o Surrealismo e a Abstração.

“Daqui parece uma montanha”, com curadoria de Luísa Santos, é outra das quatro novas exposições do CAM a abrir ao público a 05 de junho, com artistas contemporâneos austríacos, dinamarqueses e portugueses.

O CAM vai também abrir nesse dia uma exposição de André Guedes, 43 anos, intitulada “Prospecto. Cenas III, Intervalo e Cena IV”, com curadoria de Rita Fabiana, que irá permanecer até 28 de setembro.

Fundação Calouste Gulbenkian

MN/Lusa