Transportar o telemóvel no bolso das calças pode contribuir para a infertilidade masculina, segundo uma revisão de estudos feita por investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido.
A revisão analisou dez pesquisas, que incluíam 1.492 amostras de esperma vindas de clínicas de fertilização e centros de pesquisa. As amostras foram testadas quanto à mobilidade, viabilidade e quantidade de espermatozóides. Em comparação com um grupo de controlo, as amostras que tinham sido expostas à radiação do telemóvel apresentaram uma redução de 8% na mobilidade e de 9% de viabilidade dos espermatozóides.
Além de expor o esperma à radiação, telemóveis no bolso também podem elevar a temperatura dos testículos, o que poderia ter um papel na diminuição da qualidade dos espermatozóides.
“Ainda é muito precoce para ter a certeza da contribuição para a infertilidade, mas é um alerta”, afirmou Arnaldo Cambiaghi, director do centro de reprodução humana do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia).