O Desafio Final (DF) 4, como já havia sido a Casa dos Segredos (CdS) 6, é um jogo sem regras. A produção manipula o novo reality show a seu bel-prazer e, nesse sentido, a Gala de Nomeações desta quarta-feira (11) foi recheada de truques. O que salta logo à vista foi a proteção dada aos concorrentes do Love on Top (LoT), visto que, dos cinco que estão na Casa, apenas um (Filipe) esteve, de facto, sujeito a ser nomeado.
Já lá vamos. Primeiro é importante referir que, ao contrário do que se pensava, nenhum concorrente deixou o jogo na noite de ontem. Supostamente, Sofia, Rui, Andreia e Cristiana estariam nomeadas desde a Gala de Estreia, no passado domingo (8), mas a verdade é que não foi aberta qualquer votação aos portugueses. Supunha-se, por isso, que os telespectadores iriam votar no decorrer desta Gala de Nomeações, mas na verdade os quatro referidos jogadores estavam nomeados, isso sim, para escolher quem ia “à chapa”. A fava acabou por sair a Vânia, Kika, Rita e Cláudio. Dois deles sairão no próximo domingo e os votos são para expulsar.
Antes de se ter conhecimento disso, decorreram duas rondas de falsas nomeações em que todos os concorrentes, exceção feita aos que estavam na Casa de Vidro (Érica, Lia e Esteves), tinham de escolher um outro para ir à chapa. Como Sofia, Rui, Andreia e Cristiana estavam supostamente nomeados, não podiam ser votados.
A primeira ronda de falsas nomeações deu logo faísca entre Vânia (CdS 5) e Carlos (CdS 2). A primeira nomeou o segundo, na tentativa de fazer um voto nulo, conforme logo explicou, mas este não aceitou bem a justificação e, como é o Concorrente da Semana e teve de desempatar entre Vânia e Kika, optou por retaliar apesar, de pouco antes, o seu voto ter sido dirigido à ex-concorrente da CdS 6.
Veja então quem votou em quem nesta primeira ronda de falsas nomeações:
Rita: Filipe
Vânia: Carlos
Kika: Filipe
Andreia: Rita
Cristiana: Kika
Sofia: Vânia
Rui: Vânia
Carlos: Kika (Como Concorrente da Semana desempatou e nomeou a Vânia)
Cláudio: Vânia
Nuno: Vânia
Filipe: Kika
Gonçalo: Kika
Balanço: Vânia e Kika (4), Filipe (2), Carlos e Rita (1).
No Confessionário a ver as imagens das falsas nomeações, os residentes da Casa de Vidro acabaram por confessar a Teresa Guilherme a quem dirigiriam os seus votos caso não estivessem imunes ao jogo. E seria assim:
Érica: Sofia
Esteves: Rita
Lia: Sofia
Seguiu-se, então, a segunda ronda de falsas nomeações e, neste caso, acabou por ser Kika a mais votada. Veja como tudo decorreu:
Rita: Filipe
Vânia: Carlos
Kika: Filipe
Andreia: Rita
Cristiana: Kika
Sofia: Rita
Rui: Rita
Carlos: Kika
Cláudio: Filipe
Nuno: Gonçalo
Filipe: Kika
Gonçalo: Kika
Balanço: Kika (5), Rita e Filipe (3), Gonçalo (1).
Por fim, depois de explicado que as nomeações tinham sido nulas e que nenhum concorrente sairia nessa noite, os quatro concorrentes que supostamente estariam a votos desde o passado domingo tiveram de escolher, cada um, um outro colega para ir à chapa. Ao levar o jogo por este caminho, a produção acabou por proteger os concorrentes do LoT. Andreia e Rui não puderam ser nomeados porque as suas funções eram as de nomear e Lia e Esteves, enquanto residentes da Casa de Vidro, também não podiam ir ‘à chapa’.
Em contrapartida, três dos quatro concorrentes que chegaram a este DF vindos da CdS 6 estão em risco de sair no domingo. Só Nuno escapou a essa sentença. Saiba, então, quem votou em quem:
Cristiana: Kika
Rui: Vânia
Andreia: Rita
Sofia: Cláudio