“2017 vai ser um ano bom (…) 2016 não foi um ano. Foi um tractor. (…) 2015 foi indescritível de mau”, foi assim que Rui Maria Pêgo fez o balanço do que passou e a antevisão do que aí vem.
Pelo menos, para já, acertou. O radialista, apresentador e agora ator de teatro musical foi um dos distinguidos pela ILGA Portugal (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero) pela visibilidade que deu à causa LGBT depois de assumir a sua orientação sexual.
Rui junta-se assim “à lista crescente de figuras públicas que contribuem para a visibilidade da causa LGBT em Portugal, tornando-se em mais uma importante referência junto das tantas pessoas que ainda não conseguiram sair do armário do medo, da invisibilidade e do silêncio” e porque nos mostrou “que é tempo de resistir e de nos afirmarmos ainda com mais força”.
Além do filho de Júlia Pinheiro, também a Assembleia da República, o programa da SIC e o videoclip “E se fosse consigo?” e a TAP estão entre os premiados nesta edição 2017 dos Prémios Arco-Íris.
A cerimónia pública decorre amanhã, 14 de janeiro, às 21h30 no Estúdio Time Out, em Lisboa. A entrada é livre até às 23h00 e “só a discriminação fica à porta”.
Irão atuar nomes como Rita Redshoes, Carlos Costa, o coro CoLeGaS, Moullinex, MCDJ e Candy Fur. A apresentação está a cargo de Rita Ferro Rodrigues, depois do ‘afastamento’ do habitual anfitrião Ricardo Araújo Pereira por usar várias vezes a palavra “mariconço” em situações de humor.
Entretanto, Rui Maria Pêgo prepara-se para recriar um musical da Broadway e subir ao palco do Teatro da Trindade, a 8 de fevereiro, juntamente com Ana Cloe, Diogo Valsassina, Gabriela Barros, Inês Aires Pereira, Manuel Moreira, Rodrigo Saraiva, Samuel Alves, Artur Guimarães, Luís Neiva e André Galvão.
‘Avenida Q’ é o “musical mais estúpido e genial de todos os tempos – uma Rua Sésamo em esteróides, que junta à estética Muppets uma linguagem tão adulta, que só funciona mesmo porque a vida é uma longa marcha de tédio em direção à campa”.
Uma peça que promete “traumatizar crianças”, daí só ser para maiores de 16 anos.