O objetivo é pegar em metade da receita gerada com os bilhetes e entregá-la à Amnistia Internacional e à Plataforma de Apoio aos Refugiados.
A Companhia de Teatro de Almada realiza assim esta semana duas sessões solidárias do espetáculo que tem em cena: ‘Migrantes’, de Matéi Visniec, com encenação de Rodrigo Francisco.
Hoje, quinta-feira (dia 4), as receitas reverterão a favor da Amnistia Internacional, e no domingo, dia 7, será a Plataforma de Apoio aos Refugiados a receber este donativo.
‘Migrantes’, que está em cena até 14 de maio, baseia-se nas tragédias vividas pelas numerosas vagas de migrantes que procuram a todo o custo chegar à Europa.
“A recente crise dos refugiados, que procuram no território europeu uma forma de escapar aos conflitos que dilaceram os seus países de origem, acabou por trazer ao de cima algumas fricções latentes na União Europeia nomeadamente entre aqueles que se prestam a receber quem foge da guerra e os que constroem muros para deter as populações em fuga”, lê-se na sinopse.
“Enquanto jornalista da Radio France, Matéi Visniec contactou de perto (desde a Selva de Calais aos campos de refugiados nas ilhas gregas) com a realidade dos que estão dispostos a arriscar a vida para poder viver. A sua mais recente peça (uma estreia absoluta no nosso País) lança o debate sobre um tema que urge debater e solucionar. É também no discurso anti-refugiados que os partidos de extrema-direita europeus têm baseado os seus discursos e colhido proveitos”.
Com interpretação de Adriano Carvalho, Elias Nazaré, João Cabral, João Tempera, Maria Frade, Maria João Falcão, Rui M. Silva, Sofia Marques e Tânia Guerreiro, sobe ao palco do Teatro Municipal Joaquim Benite.
Além destas sessões solidárias, a peça pode ser vista de quarta a sábado às 21h30 e nos domingos às 16h00. Os bilhetes custam entre 6,5 e 13 euros.