As urnas já estão fechadas em toda a França e as projeções indicam, sem sombra de dúvidas, que Emmanuel Macron, de 39 anos, será o novo Presidente francês.
As projeções dão valores na ordem dos 65,5 % para Macron, contra os 34,5 % da candidata da extrema-direita, Marine Le Pen.
Nesta segunda volta, a taxa de abstenção terá rondado os 26%, um valor recorde face aos 21,7% registados na primeira volta.
Emmanuel Macron – que sucede a François Hollande – vai ser o mais jovem Presidente francês. Nasceu a 21 de dezembro de 1977, em Amiens.
The estimation states that Macron has beaten Le Pen, winning over 65% of the vote. #FrenchElection pic.twitter.com/whzlefNw0r
— George Aylett (@GeorgeAylett) 7 de maio de 2017
“Manifesto a minha profunda gratidão”, disse o vencedor, no seu discurso.
O centrista que criou o movimento ‘En Marche!’ superou o que lhe fora atribuído pelas diversas sondagens durante a campanha da segunda volta, em que eram atribuídas percentagens de 40 pontos a Marine Le Pen.
Na praça do Louvre, milhares de pessoas estão já concentradas para festejar a vitória de Macron.
Cerca de dez minutos após o fecho das urnas, a candidata da Frente Nacional de extrema-direita anunciou ter telefonado a Macron, felicitando-o e desejando-lhe “toda a sorte”.
“Os franceses votaram pela continuidade”, afirmou Le Pen, na declaração em que assumiu a derrota.
Marine Le Pen agradeceu aos “11 milhões de franceses” que lhe confiaram o seu voto e adiantou ainda a sua vontade de criar um novo movimento centrado na Frente Nacional, convidando todos “os patriotas franceses” a se lhe juntarem. Também fez um agradecimento no Facebook.
O dia de hoje, domingo, 7 de maio, ficou marcado pela expulsão de alguns jornalistas que estavam na sede de Le Pen, alegadamente por falta de espaço, e pela retirada dos repórteres presentes na esplanada do Louvre durante a tarde por razões de segurança.
Foto: Facebook