Os jurados da primeira semifinal – cinco nomes ligados à música de cada país – votaram já no ensaio desta segunda-feira à noite. E hoje, dia em que Salvador Sobral sobe ao palco para interpretar ‘Amar pelos Dois’ perante a Europa e a Austrália (pois esse país também concorre na mesma semifinal), a RTP tem-se empenhado em apelar ao voto do público.
Já há um teaser a passar no canal público durante os intervalos, esta manhã a ‘Praça da Alegria’ dedicou-se a cativar os portugueses que vivem no estrangeiro, a pedir que votem em Salvador Sobral (que disse ter-se sentido como o Cristiano Ronaldo ao chegar a solo ucraniano) e passar peças de reportagem feitas em Kiev.
Isto porque, relembre-se, as votações são decididas pelo júri (50%) e televoto (50%). E se no caso dos profissionais, é muito provável que Portugal fique bem classificado (não esqueçamos o feedback positivo um pouco por toda a Europa e até de antigos vencedores da competição como Conchita Wurst e Alexander Rybak), nada é certo de como é que os telespectadores – que nunca viram nem ouviram a música composta por Luísa Sobral – irão reagir.
No primeiro ensaio de Salvador no palco da Eurovisão, esta segunda-feira, os aplausos foram muitos e, segundo os fãs acreditados que viram tudo de perto, o cantor esteve excelente.
Já no segundo ensaio desse dia, no qual o júri vota, o representante português esteve ‘só’ muito bom. Tudo com base nos comentários escritos nos vários sites de fãs/imprensa presente, já que o vídeo desse ensaio geral de Portugal não está disponível no Youtube.
“Durante a tarde Salvador foi brilhante. Agora foi só muito bom. Um ou dois pequenos soluços nas notas não o vão prejudicar muito. Uma pequena questão será se esta música ultrapassada resultará bem com o júri, mas penso que pelo menos os jurados ocidentais a apreciarão”, lê-se no ESCDaily.
“Pode resultar muito bem com o júri este ano com o charme a tomar conta da arena”, disse o ESCToday.
“Top10 dos jurados? 100% de certezas. Salvador deve ser o favorito dos júris de longe. A palavra-chave aqui é emoção. Uma atuação muito simples que permite centrar todas as atenções na incrível voz do cantor”, refere o Oikotimes.
Já o Eurovoix relembra a probabilidade de Portugal passar a uma final, ao fim de sete anos. “A performance vocal do Salvador é impressionante. O palco complementa esta simples melodia. O país espera qualificar-se pela primeira vez em sete anos.”
Portugal está em 2º lugar nas apostas, na classificação geral, e também está em 2º para vencer esta semifinal. Neste caso, a Arménia está em 1º e a Suécia em 3º. Só o saberemos a partir das 20h00, hora em que começa a ser transmitida em direto na RTP1.