Andrea e Pierre Casiraghi, filhos da princesa Carolina do Mónaco, são os sócios maioritários da construtora Engeco, que lhes foi deixada pelo falecido pai.
Desde 2011, os dois irmãos associaram-se à família Pizzarotti, conhecida construtora italiana, para criar a Fine Properties Monte Carlo. Juntos como uma empresa, compraram a antiga sede da Banca Comercial Italiana, que se encontrava devoluta, e que fica na Milla de Oro (tipo a rua de ouro) do Mónaco.
Situada em frentes aos jardins do Casino, a antiga sede deu lugar a um edifício de luxo chamado ‘Le Petite Afrique’. O nome pode ter vindo do facto do prédio ser composto por pisos que mais parecem jardins. As paredes de vidro dão a sensação de estar uma floresta na sala de estar, apesar de ficar no meio da cidade.
Projetado pelo arquiteto brasileiro Isay Weinfeld, o prédio já está concluído ao fim de três anos de obras e foi vendido a preço de ouro: 100 mil euros por metro quadrado.
As habitações exclusivas de 700 m2 venderam-se em apenas duas semanas. E houve uma preocupação com a arquitetura ecológica. A cobertura duplex com piscina, terá sido vendido por cerca de 200 milhões de euros, de acordo com a publicação wealthx.com.
“Os clientes já não querem materiais caros nem as ideias extravagantes dos arquitetos estrela”, explicou Pierre Casiraghi numa entrevista.
Os construtores decidiram preocupar-se mais com o tipo de pessoas que trabalham em ‘Le Petite Afrique’ e com os funcionários do spa, cuja propriedade fica na adega.
Em breve, a empresa criará um projeto semelhante, com o nome ‘W14’, em Nova Iorque.
Fotos: Pizzarotti