O conhecido psicólogo, que tem um espaço num consultório aberto no ‘Você na TV’ onde aplica os seus conhecimentos de psicologia, voltou a causar controvérsia devido às declarações feitas esta quarta-feira, 14 de junho, no referido programa televisivo.
Para comentar a apreensão de cannabis em Portugal, Quintino Aires recorreu aos resultados de um estudo que afirma que “75% das pessoas que consomem cannabis envolvem-se sexualmente com pessoas do mesmo sexo”. O especialista disse a Manuel Luís Goucha que era contra a legalização da referida droga, também devido ao estudo.
“Acha que sem a cannabis 75% das pessoas se envolvem sexualmente com pessoas do mesmo sexo?” e “altera a consciência ou não altera a consciência?” foram as perguntas deixadas por Quintino, que se tornou um dos temas mais falados do Twitter pelas declarações que fez. Veja o vídeo publicado na referida rede social por um dos telespetadores do ‘Você na TV’:
Ahahaha Xe Quintino Aires é mm psicólogo ? pic.twitter.com/S3WEVEjiHs
— Yung La Flame ??? (@EdyElMago) 14 de junho de 2017
O alegado estudo recente é, na verdade, baseado num tópico que se tornou viral na rede social Reddit, em 2015, com o título “Weed makes me temporarily gay. Anyone else?” [“A Cannabis torna-me temporariamente gay. Mais alguém?”]. A partir deste tópico, em que uma pessoa comentava a sua atração momentânea por pessoas do mesmo sexo depois de fumar cannabis, surgiram novas “notícias” ao longo dos anos em que a única coisa que mudava era a droga consumida, como cocaína e LSD.
Foram feitos vários artigos desde essa altura, para aproveitarem a onda viral nas redes sociais, e todos tinham a premissa de que o consumo destas drogas levava a atos homossexuais.
Recorde-se que Quintino Aires, que se vê assim envolvido em mais uma polémica, já foi alvo de várias queixas feitas à Ordem dos Psicólogos por determinadas declarações proferidas, consideradas prejudiciais para a reputação da profissão que exerce.
Prova disso é um dos inúmeros comentários no Twitter a criticaram esta última controvérsia do psicólogico: “Imaginem pagar uma formação em psicologia ao vosso filho para este acabar a ser o Quintino Aires”.
Apesar da Ordem dos Psicólogos já ter tentado punir Quintino Aires, e por duas vezes ter decidido aplicar-lhe uma pena de repreensão por declarações que violavam o código deontológico, nunca o conseguiu fazer.
Uma das várias polémicas foi criada quando o psicólogo se pronunciou sobre um concorrente de um programa da TVI, que aos 26 anos ainda não iniciara a vida sexual. Quintino aconselhou na altura os ouvintes da ‘Antena 3’ a recusarem “estas patologias sociais”, e acrescentou que a virgindade é um problema de “saúde pública”.
Outro exemplo controverso causado por declarações de Quintino Aires foram dadas a uma publicação, quando disse que “fazer sexo com animais aumenta a ligação entre o ser humano e a natureza. Pelo que está claro que não devemos considerar a zoofilia uma perversão, mais sim uma celebração das nossas origens. No fundo somos todos animais”.
Foto: Redes sociais