Na noite de 23 de junho todos os caminhos vão dar à Invicta, já que é aqui que mais se vibra com o São João. Como sempre, são esperadas milhares e milhares de pessoas nas ruas do Porto, sendo que muitas vão estar cortadas ou condicionadas ao trânsito automóvel.
Assim sendo, saiba como pode circular ou chegar à festa.
“A partir das 20 horas do dia 23, sexta-feira, há corte integral de circulação ao longo da marginal do Douro, a partir da Rua D. Pedro V”, referiu, em comunicado, a Câmara Municipal do Porto, que refere que a medida tem o objetivo de “garantir a segurança de todos” que queiram assistir ao espetáculo de fogo de artifício na zona da Ribeira, à meia-noite.
A partir das 20 horas de sexta-feira, dia 23, e pela madrugada de 24, há também “condicionamentos de trânsito no perímetro do centro da cidade, na área delimitada pelas ruas de D. Pedro V, Álvares Cabral, Gonçalo Cristóvão ou S. Victor, entre outras vias”, refere a autarquia.
A câmara informa também que a partir das 18 horas de sexta-feira o tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai também ser encerrado ao trânsito.
O Plano de Mobilidade da Câmara do Porto para a noite de 23 para 24 de junho, que vai impedir o trânsito na zona da Baixa e Centro Histórico, prevê o reforço dos serviços dos transportes públicos, designadamente do metro, autocarros e comboios.
“A autarquia recomenda à população, que pretenda participar nos festejos da noite de São João no Porto, a utilização dos transportes públicos”, lê-se no mesmo comunicado de imprensa.
A autarquia alerta que deixar o automóvel em casa é “a melhor opção”, todavia, acrescenta a informação, que fora do perímetro de restrições à circulação automóvel, os automobilistas podem utilizar o Andante em “vários parques de estacionamento da cidade, ao longo da noite e por valores reduzidos”.
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) efetua prolongamento ou reforço de várias das suas linhas regulares, enquanto a CP vai disponibilizar 24 comboios especiais até à Estação de São Bento.
Quanto ao Metro, irá circular durante toda a noite, com exceção para a Linha Violeta (E) que encerrará à 01h00 como é habitual. A operação especial de São João terá início às 20H00 de sexta-feira, com o reforço da capacidade em toda a rede.
Já durante a operação noturna, na Linha Azul (A) a frequência de passagem dos veículos será de cerca de 10 minutos, até às 05H00, e de aproximadamente 15 minutos após as 05H00.
Na Linha Vermelha (B), os veículos vão circular com intervalos de aproximadamente 20 minutos até as 03H00. A partir dessa hora, e até as 06H00, o tempo de espera aproximar-se-á dos a 30 minutos.
A linha Verde (C) funcionará com frequências de 10 a 15 minutos, até à 01H00. Após este horário, todas as viagens terminam no ISMAI, e a frequência dos veículos passa a rondar os 20 minutos, até às 02H00, e os 30 minutos a partir das 02h00.
A Linha Amarela (D) funcionará com intervalos próximos de 6 minutos, até às 04H00. No período seguinte, compreendido entre as 04H00 e as 07H00, ocorrerá uma redução gradual da oferta e consequente redução na frequência de passagem.
Por fim, na Linha Laranja (F) o tempo de espera entre veículos vai estar perto dos 10 minutos, até as 02H00. Das 02H00 às 03H00 a frequência aproxima-se dos 20 minutos e, após as 03h00, dos 30 minutos.
De se salientar que o atravessamento do tabuleiro superior da Ponte Luiz I será encerrado por volta das 23H45 e a circulação só voltará a ser retomada após autorização da PSP, prevendo-se que tal aconteça antes das 04H00.
Como tal, nesse intervalo de tempo, a Linha Amarela (D) funcionará em modo vaivém em ambos os lados do rio: entre as estações Hospital de São João e São Bento, no Porto, e de Santo Ovídio a General Torres, em Gaia.
No sábado (dia 24), feriado municipal no Porto, a partir das 06h00, toda a rede vai funcionar com o horário de domingo, com alteração apenas na Linha Vermelha, onde serão suprimidas as viagens Expresso.
Foto: PortoLazer