E o resultado vê-se em apenas duas semanas. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa feita pela Universidade de Vermont, nos Estados Unidos da América.
Em 15 dias, o magnésio ajuda a melhorar significativamente a depressão. De acordo com o estudo publicado na revista ‘PLOS ONE’, ao contrário dos antidepressivos, uma dose diária do mineral melhora a saúde mental sem causar efeitos colaterais. Isto porque o magnésio combate a inflamação que está ligada à condição de saúde mental.
“Os resultados são muito encorajadores, dada a necessidade de opções de tratamento adicionais para a depressão. Esta descoberta mostra que os suplementos de magnésio fornecem uma abordagem segura, rápida e barata para controlar os sintomas depressivos”, disse a autora principal, Emily Tarleton, ao ‘Daily Mail’.
Para o estudo, os investigadores analisaram o caso de 126 adultos com idade média de 52 anos, diagnosticados com depressão que ia de nível leve a moderada.
Alguns dos participantes receberam 248 miligramas de magnésio todos os dias durante seis semanas – considerada uma dose baixa. Todos os sintomas dos participantes do estudo foram avaliados duas vezes por semana através de telefonemas.
Os resultados revelam que tomar um comprimido diário de magnésio melhorou significativamente os sintomas de depressão e ansiedade dos participantes em apenas duas semanas.
A melhora dos sintomas ocorreu independentemente da idade, sexo ou uso de antidepressivos. Os comprimidos foram tolerados sem efeitos colaterais, o que pode significar um avanço no tratamento da doença, já que os medicamentos de combate à depressão causam frequentemente náuseas, aumento de peso e insónias.