Arranca esta quarta-feira, 30 de agosto, a 74ª Mostra Internazionale d’Arte Cinematografia. É o mesmo que dizer, o Festival de Cinema de Veneza.
E se nesta edição não há filmes portugueses na competição, ao contrário do ano passado em que se estreou ‘São Jorge’ e Nuno Lopes venceu um prémio de Melhor Ator, o destaque vai para os norte-americanos.
Jennifer Lawrence, Jane Fonda, Matt Damon, George Clooney, Robert Redford e o casal Javier Bardem e Penélope Cruz são algumas das estrelas esperadas na passadeira vermelha do Palácio do Cinema.
Jane Fonda e Robert Redford, que nesta edição serão homenageados com o Leão de Ouro, irão à apresentação do drama ‘Our souls at night’, dirigido por Ritesh Batra.
Comecemos por Jennifer Lawrence. A atriz oscarizada protagoniza o thriller ‘Mother!’, de Darren Aronofsky.
Do pouco que se sabe da sinopse deste filme, trata-se da relação de um casal que é testada quando aparece um estranho sem convite na sua casa, destruindo a sua tranquila existência.
O trailer completo sairá dia 8 de agosto, mas sabe-se que o elenco é composto por nomes como Javier Bardem, Michelle Pfeiffer e Ed Harris.
Quem também deve atrair muita atenção é George Clooney, que chegará a Veneza após a recente paternidade para apresentar seu mais novo trabalho como realizador, ‘Suburbicon’.
Aliás, o ator já está em Itália há semanas a desfrutar de férias com a mulher, Amal, e os filhos gémeos.
O filme de suspense conta com Julianne Moore e Matt Damon, que também protagoniza o filme de abertura do festival, ‘Downsizing’, de Alexander Payne.
Durante o festival, o cineasta italiano Paolo Virzì estreará o seu novo trabalho, ‘The leisure seeker’, protagonizado pela veterana Helen Mirren e Donald Sutherland, e também é aguardada a presença do ator Peter Dinklage, revelação em ‘Game of Thrones’ e que está no filme ‘Three Billboards Outside Ebbing, Missouri’.
O casal na vida real Javier Bardem e Penélope Cruz protagoniza o novo trabalho do cineasta Fernando León de Aranoa, ‘Loving Pablo’, que conta uma história de amor sobre o narcotraficante colombiano Pablo Escobar.
A 74ª edição do Festival de Veneza acontece entre 30 de agosto e 9 de setembro e o júri, presidido por Annette Bening, é composto por Michel Franco, Ildikó Enyedi, Rebecca Hall, Anna Mouglalis, Jasmine Trinca, David Stratton, Edgar Wright e Yonfan.
Os organizadores do certame já anunciaram que foi finalizada a instalação de três novas barreiras fixas na entrada da Piazzale Roma, como mais uma medida de segurança especial com foco no anti-terrorismo.
As barreiras de cimentos foram colocadas próximo à entrada da Mostra de Cinema na tentativa de evitar um possível ataque com carrinhas como o que ocorreu em Barcelona.
Além disso, militares foram enviados para o portão de acesso do terminal rodoviário Veneza-Mestre para reforçar a segurança, assim como na aproximação marítima a Veneza e nos aeroportos Marco Polo e Nicelli.
Durante o festival, o acesso à ilha de Lido será permitido apenas às pessoas e aos carros previamente cadastrados.
No ano passado a cerimónia foi mais sóbria e discreta por causa do terramoto de 24 de agosto de 2016 no centro da Itália, que fez 299 vítimas mortais.