Anónimos, famosos e até instituições: Ninguém consegue ficar indiferente aos fogos que lavram em Portugal e em mais regiões europeias. Como é costume nestas situações de catástrofe, o desporto mostra-se unido com os que foram mais diretamente afetados. E desta vez não foi diferente.
Através das redes sociais, os chamados três grandes de Portugal já passaram mensagens de solidariedade para com as 31 vítimas mortais dos incêndios. Já lá vamos. Primeiro, como se sabe, uma das zonas mais afetadas pelos fogos foi o centro do país, onde está, entre outros clubes, o Tondela da 1.ª divisão. O clube beirão foi célere a mostrar o caos e a passar uma mensagem de força.
Vivemos algo tremendamente horrível em Tondela! Mas vamos reerguer-nos juntos de mais esta tragédia! #Incendios pic.twitter.com/WleSi7BkhP
— CD Tondela (@CDTondela1933) 16 de outubro de 2017
O Benfica também não demorou muito tempo a reagir ao “pior dia do ano”, tendo como alvo da sua mensagem os bombeiros, a quem “manifesta profunda gratidão”.
Neste considerado “o pior dia do ano” pela Proteção Civil, o Slbenfica manifesta profunda gratidão aos bombeiros que combatem os incêndios. pic.twitter.com/KEHNrN0Rfz
— SL Benfica (@SLBenfica) 15 de outubro de 2017
Já o FC Porto optou por dirigir-se diretamente às vítimas, cujo número tem vindo a aumentar. A solidariedade portista também foi prestada através do Twitter.
O FC Porto está solidário com todas as pessoas afetadas pelos incêndios que estão a lavrar nesta altura em Portugal.
— FC Porto (@FCPorto) 15 de outubro de 2017
O Sporting, pelo seu lado, também quis entrar diretamente no coração dos Soldados da Paz, com uma mensagem ilustrada por uma imagem em que as suas claques prestam homenagem aos “heróis sem rosto”.
A título individual, nota ainda para o guarda-redes do FC Porto, Iker Casillas. O espanhol passou uma mensagem de força aos que foram afetados pelos incêndios, não só em Portugal, mas também na Galiza e nas Astúrias.