Cultura

“Palavras Andarilhas” transformam Beja na “cidade dos contos”

Cerca de 50 contadores de histórias, mediadores de leitura e escritores, nacionais e estrangeiros, vão transformar Beja na “cidade dos contos” durante a 13.ª edição do encontro “Palavras Andarilhas”, entre hoje e domingo.

Os convidados, oriundos de Portugal, Brasil, Colômbia e Espanha, vão participar nas iniciativas integradas no encontro, como os tradicionais Encontro de Aprendizes do Contar e Festival de Narração, que vão decorrer sobretudo no Jardim Público de Beja.

Através do Encontro de Aprendizes do Contar, entre quinta-feira e sábado, durante o dia, sobretudo especialistas do conto vão ensinar a participantes inscritos práticas de animação de leitura e de narração oral em várias conferências, conversas e oficinas de formação.

Desde a passada quinta-feira e até sábado, como novidade este ano, as “Palavras Andarilhas” estão a “percorrer” freguesias rurais do concelho de Beja, através de sessões de contos, no âmbito da iniciativa “Contos de Largo em Largo”.

Entre hoje e domingo, a partir das 18h00, o evento abre-se ao público em geral com várias ofertas no Jardim Público, como o Mercado do Livro e, novidade este ano, a primeira Biblioteca de Livros de Pano do Mundo, a Livraria Mais Pequena do Mundo e a primeira Floresta de Sussuradores.

Exposições, sessões de contos, oficinas para pais e filhos, percursos lúdicos em torno da palavra, apresentações de livros e sessões de autógrafos com autores são outras ofertas para o público em geral.

A primeira noite do encontro, hoje, será marcada pelo espetáculo “Spoken Word” de Tiago Gomes e Flak.

A “Noite dos Contadores Andarilhos”, na quinta-feira, inclui o espetáculo “Quem quer ser Saramago?”, pela Andante Associação Artística, e o “O Cante dos Contos”, um percurso pelo centro histórico de Beja, durante o qual contadores e músicos vão cantar e ler textos do Nobel da literatura português José Saramago.

O percurso vai começar às 22h30 no Jardim Público e terminar no castelo de Beja, onde, a partir das 00h00, decorrerá uma roda de contadores e de contos, que marcará o arranque da Estafeta de Contos.

Após a 1.ª sessão em Beja, a estafeta sai para a rua em outubro e os contos vão “andar de boca em boca” e percorrer várias bibliotecas, escolas e associações do país.

O Festival de Narração ‘Eu conto para que tu sonhes’, um dos pontos altos do encontro, vai decorrer nas noites de sexta-feira e sábado, com sessões de contos por contadores de Portugal e Espanha.

Luzia do Rosário, Vitória Gullon, Ana Sofia Paiva, a dupla Estupendo Inuendo, Ana Santos, Estrella Ortiz, Luís Carmelo, Avelino Gonzalez e Jorge Serafim são os contadores que participarão no festival, cujas duas noites começarão com um conto traduzido em Língua Gestual Portuguesa.

Palavras andarilhas