Bastou a duquesa de Cambridge surgir, no segundo dia da sua visita oficial à Suécia, com um casaco com um estampado pied-de-poule vermelho de Catherine Walker para logo a internet se inundar de imagens antigas da princesa Diana.
É que a mãe de William e Harry usou um visual idêntico, mas da Moschino, numa missa em Sandringham em dezembro de 1990 e durante uma visita ao Canadá no ano seguinte.
A diferença é que Diana tinha esse padrão, na saia, em preto.
Por isso se houve inspiração foi no look da própria Rainha, em 1995.
Aliás, esta não é a primeira vez que as comparações entre Kate Middleton e Lady Di surgem no mundo virtual, especialmente no que aos looks dizem respeito.
E se tivermos em conta também a monarca britânica, então as imagens são imensas.
Ultimamente temos visto a mulher de William com um chapéu de pêlo – houve até uma ‘pseudo’ polémica em torno disso, porque houve quem garantisse que era pêlo de raposa, mas o Palácio veio desmentir e dizer que é falso (faux fur) -, o que é uma tendência.
Mas o que é tendência agora já foi tendência noutros tempos.
Claro que às vezes parece que Middleton segue Diana como exemplo, pois usa modelos idênticos em situações semelhantes.
Em 1982, Diana e Carlos apresentaram o príncipe William ao mundo, à porta da maternidade. A jovem tinha um vestido azul às bolas brancas. E em 2013 foi a nora a surgir assim, depois do parto de George.
E Elizabeth também teve um modelo assim.
No que toca ao “royal blue”, então todas se ‘copiam’. Quer sejam da família real britânica ou de uma outra qualquer europeia.
Aquele azul é aliás chamado assim por ser precisamente o preferido da realeza.
E até usam um tom mais claro (“ice blue”) em vestidos de gala.
O branco também é sempre um ‘aliado’ das mulheres reais. Ou das mulheres, no geral, já que sinónimo de elegância e tanto pode ser usado num evento formal como num outro descontraído.
Nestas imagens em concreto as três envergaram vestidos-casacos e chapéu brancos.
Ainda nos está na memória o look de Kate, da autoria de Alexander McQueen, para o batizado da princesa Charlotte em julho de 2015. O de Diana foi numa visita à ilha de Wight, em maio de 1985. A estilista? Catherine Walker.
Vestidos florais, estampados, chapéus, tiaras, coroas… há sempre algo que une a Rainha, Lady Di e a Duquesa de Cambridge.
Já para não falar das visitas a países muçulmanos, e respetivas mesquitas, onde o lenço na cabeça não falta. Porque moda é moda, mas há ‘regras’ que têm de ser respeitadas, independentemente do estilo de cada mulher da realeza.
Fotos: Kensington Palace e Instagram