A 13 de maio de 2017 Portugal vencia, pela primeira vez, o Festival da Eurovisão. ‘Amar Pelos Dois’, escrita e composta por Luísa Sobral, recebeu a votação máxima quer do júri, quer do público e deixou Salvador Sobral – ainda mais – sob os holofotes.
O cantor, que entretanto recupera de um transplante ao coração, prepara-se para subir, a 12 de maio, ao palco da Eurovisão em Lisboa para cantar aquele tema, ao lado de Caetano Veloso.
Numa altura em que nos aproximamos do primeiro aniversário, a data histórica não foi deixada em branco. Luísa Sobral fez um concerto, na sexta-feira, no Casino Estoril e contou com o irmão para interpretar, precisamente, aquela música.
E nesse mesmo dia, Salvador recorreu ao Facebook para anunciar uma nova luta. Desta vez trata-se do movimento, adotado por vários artistas nacionais, para fazer regressar o IVA dos espetáculos a 6%.
Esta luta pretende chamar mais pessoas aos espetáculos, naquilo que consideram “um direito dos portugueses”, pois ainda vigora a percentagem de 13% no IVA na área da cultura.
“O acesso à arte constitui caminho para o pensamento livre”, frisou o cantor.
Também a atriz e cantora Mariana Norton e os atores Frederico Amaral, Ana Brito e Cunha e Dânia Neto se ‘juntaram’ à mesma causa, através da partilha, nas redes sociais, da mesma imagem igualmente esta sexta-feira.
Posições à parte, certo é que Salvador Sobral e o seu ‘Amar Pelos Dois’ continua bem presente na memória de muitos e não é só dos portugueses.
Os representantes de França na Eurovisão deste ano, por exemplo, recorreram ao tema para fazer uma declaração de amor.
“Se um dia alguém perguntar por mim / Diz que vivi p’ra te amar”, escreveu a dupla Madame Monsieur que, é na realidade, marido e mulher. E, curiosamente, uma das favoritas à vitória do Festival.
« Se um dia alguém perguntar por mim / Diz que vivi p’ra te amar » @sobral_salvador #amarpelosdois #salvadorsobral ♥ pic.twitter.com/Svwh6ZnkMB
— Madame Monsieur (@MadameMonsieur) 3 de abril de 2018
Imagens: Redes Sociais, Youtube e Eurovisão