No âmbito da ação da sua fundação-a Raising Malawi- e também por razões afetivas, a rainha da Pop viajou para Blantyre, no Malawi, para o primeiro aniversário do Instituto de Cirurgia Pediátrica e Cuidados Intensivos Mercy James, que mandou construir no Hospital Central Queen Elizabeth.
Madonna fez-se acompanhar pelos filhos que adotou exatamente naquele país de África, Mercy James, David Banda e as gémeas Estere e Stella, e que vivem com ela em Lisboa, juntam-se-lhes os filhos biológicos, Lourdes Maria e Rocco, mostrando que os desentendimentos do passado estão sanados.
Feliz por reunir toda a família, ainda por cima em prol da solidariedade, a artista posou com os seis herdeiros junto a uma parede com a “árvore da vida” pintada pelos alunos da escola Jacaranda que também apoia, pois, “a educação é a chave”.
Para Madonna, “partilhar é cuidar” por isso tem feito questão que a prole contacte com crianças menos favorecidas, congratulando-se ainda com as 1639 cirurgias realizadas na unidade que financiou por aquele que descreve como o seu “herói”, o médico Borgstein.