As peças, que já estão à venda nos EUA, identificam a eficácia da atividade física em tempo real, através de sensores inteligentes. A marca americana Athos acaba de criar uma roupa de ginástica que traduz movimentos em resultado, através de um sensor inteligente integrado nas peças, legging e blusa.
Isto é possível devido ao uso da técnica de eletromiografia, que avalia a atividade muscular e o esforço, bem como frequência cardíaca e respiratória, em tempo real. Essas informações são transmitidas via Bluetooth para o smartphone de quem estiver a usar as peças. Um sistema de código de cores mostra na interface do app os músculos que estão a trabalhar e se o estão a fazer na sua máxima capacidade. É assim possível identificar se o exercício que está a ser praticado está mesmo a dar resultado ou se precisa de ajustes para melhorar a eficácia. É praticamente um personal trainer hi-tech.
Por enquanto, a coleção está apenas na pré-venda, no site da marca. As peças custam US$ 99 cada, e o dispositivo tem o preço médio de US$ 199.