Televisão

Amigos Improváveis: “Porque é que só falam em redes sociais!?”

Estreou este sábado, 4 de janeiro, a nova experiência social da SIC ‘Amigos Improváveis’, apresentado por Andreia Rodrigues.

O programa junta jovens e idosos com “o objetivo é aproximar gerações, num país onde existe uma grande percentagem de população envelhecida, com vivências e experiências completamente diferentes das novas gerações”.

Os participantes mais velhos, ao verem as apresentações dos jovens candidatos, começaram logo por se questionar: “Porque é que só falam em redes sociais!?“.

Aparentemente mais preocupados em arranjar conteúdos para alimentar as próprias redes sociais, os concorrentes mais novos, escolhidos pelos seniores, deslocaram-se das suas casas para fazer parte da nova família e integrarem-se no ritmo dos anfitriões.

Conheça ‘Amigos Improváveis’ seniores:

Fernanda Pereira, tem 67 anos, é reformada da função pública, trabalhou na Universidade De Coimbra. É casada, mora na Marinha Grande e tem duas filhas e netos. Considera que os jovens de hoje em dia não sabem o que é vida dura e precisam de uma lição de humildade e trabalho. Fernanda faz investigação patrimonial e cultural. Considera-se muito pragmática e pouco dada a beijinhos.
João Rodrigues tem 68 anos, é reformado e vive na aldeia de Sacóias a 8 km da cidade de Bragança. É casado com Natália. Foi Diretor Municipal do Aeródromo de Bragança, foi piloto de avião e ainda dá aulas de voo.

Maria Lina Mourão, tem 80 anos, e é de Gondomar. É viúva e viveu uma relação castradora durante 58 anos. Foi costureira toda a vida e ainda faz algumas encomendas. Frequenta a Universidade Sénior de Gondomar, a hidroginástica e adora excursões. Em casa, tem a companhia do seu cão, o “Fofinho”, que está sempre ao seu colo e da sua irmã, com quem faz palavras cruzadas e joga quatro em linha. Quer aprender mais sobre informática e redes sociais. Deseja recuperar o tempo “perdido”, sentindo que um jovem viria a acrescentar muito à sua rotina diária.

Silvina Santos tem 73 anos e é de Coimbra. É reformada e mãe de quatro filhos que criou sozinha. Vive com o seu companheiro de 68 anos, mas não assume a relação a toda a gente. Sente que não tem a idade que apresenta no seu Bilhete de Identidade e brinca com os netos como se fosse um deles. Adora fazer caminhadas e ir à danceteria pelo menos três vezes por semana.

Elizabeth Rose tem 67 anos, e é de Portimão. Tem o 12º ano de escolaridade, trabalhou no ramo da restauração e da imobiliária, mas adorava ter sido polícia forense. Considera que se desenrasca bem com o telemóvel e com o computador e usa o “Facebook”. Os seus principais ‘hobbies’ são fazer pilates duas vezes por semana, fazer tricot e gosta de artesanato e jardinagem. Vive sozinha numa quinta, na companhia dos seus animais de estimação.

Conheça os jovens ‘Amigos Improváveis’:

Ana Mendes tem 27 anos e é da Amadora. Estuda Desporto na faculdade, pois pensa um dia ser instrutora de fitness ou professora de hidroginástica. Tem o objetivo de trabalhar com pessoas que tenham vivido um passado difícil como o seu e pretende com isso ajudá-las. Tem uma ótima relação com o avô e por isso vê-se neste programa com um “avô ou avó adotado/a”. Nesta experiência, quer instalar uma aplicação de encontros no telemóvel do sénior e como adora tirar fotografias, tenciona criar também um perfil de Instagram ao “velhote”.

Pedro Ferreira tem 20 anos e é de Lisboa. É youtuber e o seu canal conta com mais de 22.000 seguidores. Não trabalha, não sabe cozinhar e vive com os pais. Imagina-se a ver vídeos no Youtube com o sénior e até gostava que ele o ajudasse no próprio canal.

Catarina Ramos tem 18 anos, e é de Faro. Entrou este ano para a faculdade, tem quase 10.000 seguidores no “Twitter” e tem alguns vídeos virais na Internet. Tem um melhor amigo, um sapo de peluche que o trata como se fosse um humano. Entrou nesta experiência pois confessa ter medo de um dia ficar sozinha e não ter ninguém com quem passar tempo.

Hugo Pimenta tem 19 anos e é do Porto. Quis entrar na experiência para acrescentar algo à sua vida e ter mais carinho. É estudante na área dos Audiovisuais e fascinado pelo mundo da televisão. Sonha ser apresentador. Considera-se mais atencioso e respeitador dos que os restantes jovens da sua geração. Teve uma infância difícil e descobriu no mundo digital uma forma para se refugiar dos problemas. Criou um canal de “Youtube” e hoje, partilha com os seguidores o seu dia a dia pois acredita que “tudo serve de conteúdo para um ‘digital influencer’”.

Bárbara Gomes tem 19 anos, vive em Cascais e estuda em Mafra. Aprendeu a cuidar da casa com a avó. Gosta de estudar, de ler assuntos relacionados com viagens e adora ver ‘Vlogs’. Gosta de se divertir em discotecas, canta karaoke em casa das amigas e faz dança do ventre. Usa o telemóvel seis a sete horas por dia.
Diogo Moreira tem 21 anos e vem de Paredes. Fez o 12 º ano em Cozinha e Pastelaria, trabalhou na área da Restauração e dá workshops de cozinha a convite dos amigos. Foi criado pela avó e pela tia com quem aprendeu a cozinhar. Considera que os idosos são muito repetitivos e isso atrapalha o seu convívio com eles. As suas saídas preferidas incluem estar com a namorada em casa dos amigos a comer e beber.