O cinema português conseguiu uma grande vitória durante no último fim de semana com o filme “Listen”, que arrecadou quatro prémios no Festival de Veneza.
A longa-metragem – uma coprodução entre Portugal (Bando À Parte) e Reino Unido (Pinball London) – tem como realizadora Ana Rocha de Sousa, que na hora de subir ao palco para receber os prémios não conteve a emoção.
“E assim foi quando o coração e a alma me foram arrebatados“, assinalou nas redes sociais esta quinta feira a cineasta galardoada, mostrando alguns momentos da consagração que encheu Portugal de orgulho.
A estreia nos cinemas portugueses do filme premiado estava prevista para 2021, mas, foi antecipada. “Estreia dia 22 de outubro“, anunciou Ana Rocha. “Sim. Pediram-nos milhares de pessoas e assim será. Estreamos já a 22 de Outubro numa sala perto de si“.
A realizadora aproveitou ainda para agradecer, “as milhares de mensagens de amor“, pois devido às muitas solicitações ainda não tinha tido tempo de o fazer. “Cada uma delas foi sentida também como um prémio“, confessou.
“Agradeço também uma vez mais com honra e carinho a atenção da Presidência da República, a quem já tive a oportunidade de responder, bem como agradeço ao Primeiro Ministro as palavras que também me dirigiu. E igualmente ao Secretário de Estado da Cultura“, referiu, prometendo que, “foi e é com imensa felicidade e com a maior honra que continuarei a dar o melhor que sei, tudo o que tenho“.
Esta é a primeira longa-metragem de Ana Rocha de Sousa. Neste filme protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e a atriz britânica Sophia Myles, é retratado o quotidiano de uma família portuguesa, emigrada no Reino Unido. Após suspeitas de maus tratos, os serviços sociais retiram os três filhos menores à família.