O jornal satírico francês Charlie Hebdo volta a estar nas bocas do mundo por mais uma capa controversa. Desta vez o alvo foi a família real britânica e a morte de George Floyd.
O cartoon de capa está a gerar críticas e é considerado ‘ofensivo’.
Na imagem, pode ver-se a raínha Isabel II com um joelho sobre o pescoço de Meghan Markle, numa reconstituição dos momentos que antecederam a morte de George Floyd, asfixiado por um polícia norte-americano. No título pode ler-se: “Porque é que Meghan abandonou Buckingham…”. A resposta é dada pela caricatura da própria: “Porque já não conseguia respirar”.
O jornal é acusado de racismo por menosprezar a morte de George Floyd a troco de lucros.
Recorde-se que George Floyd morreu depois de ter sido detido pela polícia do estado de Minneapolis, por tentar comprar tabaco com uma nota falsa. O homem resistiu durante nove minutos, com joelho do ex-agente Derek Chauvin sobre o seu pescoço, enquanto gritava: “I can´t breathe” (não consigo respirar).
Minneapolis Minnesota Community Need Justices For This Black Man That Was Killed Last Night By The Police Have No Sympathy At All #Share #JusticeForBlackMan pic.twitter.com/0JlqOqF3J3
— Shayy💰🌈 (@SaucyyShay) May 26, 2020
Nas redes sociais são vários os comentários de revolta e pedidos para que a publicação seja encerrado.
Pourquoi Meghan a quitté Buckingham ?
Retrouvez :
👉 Reportage : l’écologie sonore à l’écoute des animaux
👉 Enquête sur la véritable histoire du poison chlordécone
👉 Comment Erdogan traque ses opposants jusqu’en FranceEn vente demain ! pic.twitter.com/X7hJHKHPDx
— Charlie Hebdo (@Charlie_Hebdo_) March 9, 2021