Carregando consigo parte da cultura do seu país, Cremilda Medina faz parte da nova geração da música popular/tradicional de Cabo Verde, no estilo de “Morna” e “Coladeira”, dando seguimento à essência musical destes estilos marcados mundialmente através da voz de Cesária Évora, entre muitos outros. A “Morna”, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco é a estrela guia de Cremilda e o estilo musical com que mais se identifica.
Em finais de 2017 editou o seu primeiro álbum de nome “Folclore”, que fez com que a cantora cabo-verdiana tenha recebido desde então as melhores críticas, tendo sido já distinguida com prémios nacionais e internacionais, como é o caso do prémio “World Music” conquistado nos EUA, “Melhor Morna 2017”, “Sapo Award 2016” e “Sapo Award 2017” em Cabo Verde.
A 11 de dezembro do ano passado – dia em que se celebrou o primeiro aniversário da morna como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO – Cremilda Medina estreou o videoclipe de ‘Amá sem Mêde’, single que antecipa o novo álbum a editar caso seja possível este ano, ou então no próximo ano, uma vez que a pandemia veio alterar todos os planos.
Amá sem Mêde da autoria de Morgadinho, “é um tema que fala do amor, onde se enaltece a necessidade de amar. Essa é a mensagem principal que o tema transmite, o amor, a capacidade de amar alguém, saber amar incondicionalmente porque afinal sem amor o mundo fica triste e mais pobre“, revela-nos a cantora.
Este novo single precede o tema ‘Nôs Morna’ editado em 2018 que contou com a participação do músico Tito Paris e, que teve um motivo específico na altura como nos explica Cremilda Medina: “‘Nôs Morna’ foi editado na altura em que a Morna estava candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade e nessa altura achei que seria importante editar um single onde pudesse fazer a ligação entre alguém já com uma carreira consagrada na música tradicional de Cabo Verde e uma jovem como eu que quer fazer carreira neste estilo musical. Assim surgiu a ideia de convidar o Tito Paris e gravarmos o Nôs Morna do compositor Manuel de Novas onde queríamos dar o nosso contributo para a candidatura“.
O álbum já tem nome, mas a cantora prefere não o revelar por enquanto. Amá sem Mêde, está desde o dia 18 de Dezembro disponível em todas as plataformas digitais.
Ouça ainda Cremilda Medina e Tito Paris em ‘Nôs Morna’: