Ao segundo dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Papa Francisco chegou esta quarta-feira a Portugal, para uma visita de cinco dias com uma agenda preenchida e com passagem pelo Santuário de Fátima.
O Santo Padre chegou acompanhado desde Roma por jornalistas, num voo que durou quase três horas.
Ainda no avião, o Papa, manifestou a sua “satisfação” por estar em Portugal para a JMJ. “Muito obrigado pela vossa companhia e pelo vosso trabalho e vou cumprimentar-vos um a um. Obrigado”, disse Francisco antes de iniciar os cumprimentos aos 78 jornalistas, incluindo 11 portugueses, que estavam a bordo do avião da ITA Airways.
Por volta das 10h07 Francisco desceu sorridente do avião numa cadeira de rodas e foi recebido por Marcelo Rebelo de Sousa e duas jovens crianças, filhas de membros da Força Aérea, que entregaram flores ao convidado e receberam chocolates em troca.
Já no Palácio de Belém, o Papa escreveu em português no livro de honra: “Peregrino da esperança em Portugal, rezo e faço votos para que este país de coração jovem continue a fazer-se ao largo rumo a horizontes de fraternidade; Lisboa, cidade do encontro, inspire modos de enfrentar em conjunto as grandes questões da Europa e do mundo“.
As principais iniciativas da JMJ decorrerão em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belé e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).
O Papa, de 86 anos, visitará o santuário de Fátima, no sábado de manhã, onde ficará cerca de duas horas, para rezar pela paz e contra a guerra na Ucrânia.
Fotos: Ana Luísa Alvim | CML