Atualidade

Francisca de Bragança e Duarte de Sousa – Protagonistas do casamento real

Ela, a noiva, é a segunda filha do pretendente ao trono português e ele, o noivo, é neto do arquiteto e pintor João de Sousa Araújo.

Maria Francisca de Bragança, que é tratada por Chica pelos mais próximos, será no próximo sábado, dia 7 de outubro, a principal protagonista do grande evento nacional.

Ao seu lado, no altar da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, terá o futuro marido, Duarte de Sousa Araújo Martins.

Inicialmente o grande dia ia ser celebrado no Mosteiro dos Jerónimos, mas por razões logísticas irá acontecer no Convento de Mafra.

A filha de Duarte Pío de Bragança e de Isabel Herédia, tem 26 anos e é uma dos membros da realeza menos conhecida da Europa mas, apesar disso, espera-se que o seu casamento seja um ponto alto da aristocracia e da alta sociedade europeias.

Maria Francisca vive em Lisboa e estudou Comunicação na Universidade Católica de Lisboa. Estreou-se como Duquesa de Coimbra em 2018, numa cerimónia realizada na igreja de Santa Reina, na vila que dá nome ao seu ducado. Tem um irmão mais velho, Afonso, príncipe da Beira, e outro irmão mais novo, Dionísio, duque do Porto.

Duarte de Sousa, tem 31 anos e é advogado num escritório em Lisboa, com especialização em mercados de capitais e fusões. É neto do arquiteto e pintor João de Sousa Araújo.

Convidados

O casamento real contará com mais de 1.200 convidados, incluindo figuras bem conhecidas do panorama político nacional.

O Presidente da Republica é uma presença confirmada, assim como os autarcas Carlos Moedas e Pedro Santana Lopes, assim como do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e Durão Barroso, também estarão presentes no casamento, tal como representantes das casas reais do Luxemburgo, Brasil, Liechtenstein, França, Áustria, Bulgária, entre outros membros de várias famílias reais estrangeiras. Embora convidado, o primeiro-ministro António Costa não comparecerá.

As cerimónias do casamento começam já esta sexta-feira com uma receção oferecida aos convidados internacionais, entre os filhos dos Grão-Duques.

Festa

Amanhã haverá uma festa popular no Terreiro D. João V, em frente ao Palácio Nacional de Mafra, onde decorre a cerimónia religiosa privada que tem início às 15h00, na Basílica. O enlace, celebrado pelo cardeal-patriarca D. Manuel Clemente, terá transmissão em direto da TVI. No Terreiro D. João V a troca de alianças pode ser seguida por todos através de dois ecrãs gigantes ali colocados.

Após o casamento religiosos pode-se cumprimentar os noivos no evento que decorrerá no exterior, aberto “a todos quantos se queiram associar a este memorável acontecimento”, como anunciou a Casa Real Portuguesa.

Bolo da noiva

Vão haver dois bolos de casamento idênticos, um para a festa com os convidados e outro para o povo.

Os noivos irão partilhar com os populares um dos bolo de casamento. Francisca e Duarte irão cortar o bolo com todo o preceito, com uma espada pertencente à monarquia portuguesa.

Cada um dos bolos de casamento pesará 150 quilos, sendo inspirado na filigrana de Gondomar e confecionado pelo chef Hélio Loureiro, também responsável pelo resto do menu.

O copo de água segue para a casa da família em Sintra com um grupo mais restrito de convidados.

Este será o primeiro casamento real depois de há 28 anos, a 13 de maio de 1995, os pais da noiva, Duarte Pio e Isabel Herédia, terem casado no Mosteiro dos Jerónimos perante mais de dois mil convidados.