Atualidade

Emoção na proclamação de Frederico X como Rei da Dinamarca

O monarca, de 55 anos, que desde os três é conhecido como o príncipe herdeiro da Dinamarca, subiu ao trono este domingo na sequência da abdicação da mãe, a Rainha Margarida II, após um reinado de 52 anos.

Numa reunião do Conselho de Estado que aconteceu no Palácio de Christiansborg, Frederico X prometeu ser “um rei unificador“, após a sua mãe ter assinado o seu ato de abdicação, o primeiro em 900 anos no reino escandinavo.

Margarida, de 83 anos, abandonou o Conselho, na presença do governo, do novo rei, da sua mulher e do seu filho mais velho, Christian, libertando-se do seu papel de monarca e de chefe de Estado.

Frederico da Dinamarca foi proclamado o novo Rei na varanda do Palácio perante centenas de pessoas. A primeira-ministra Mette Frederiksen foi encarregada de fazer uma pequena declaração à multidão apresentando o que agora reina como Frederico X. Vestido com um uniforme militar completo e muito emocionado, o monarca foi aplaudido pelo povo.

Depois foi a vez da sua mulher, a rainha Mary, cumprimentar os dinamarqueses. Também apareceu na varanda o agora príncipe herdeiro Christian, de 18 anos, e os outros três filhos dos Reis, a princesa Isabella (16), e os príncipes gémeos Vincent e Josephine (13).

Os novos monarcas protagonizaram um momento romântico quando, de mãos dadas, se beijaram na varanda, como fizeram há quase 20 anos por ocasião do casamento.

Minha mãe, Sua Majestade a Rainha Margarida II, reina na Dinamarca há 52 anos. Durante meio século, ela acompanhou os tempos. Ela sempre será lembrada como uma Rainha extraordinária. Minha mãe conseguiu caminhar com o seu reino. Hoje o trono continua. Minha esperança é me tornar o rei unificador de amanhã. É uma tarefa que tenho abordado durante toda a minha vida. É uma responsabilidade que assumo com respeito, orgulho e muita alegria. É uma ação que farei, farei o melhor que puder e realizarei com a confiança que encontrar. Vou precisar de todo o apoio que puder obter para conseguir isso. Da minha amada esposa, da minha família, de vocês e daquilo que é maior que nós. Enfrento o futuro sabendo que não estou sozinho. Unido, comprometido com o reino da Dinamarca“, disse no seu discurso Sua Majestade o Rei.

Foto: Facebook Det danske kongehus (Keld Navntoft, Kongehuset)