Atualidade

Ícone de moda Iris Apfel morre aos 102 anos

Iris Apfel, ícone de moda mundialmente conhecida pelo estilo excêntrico, morreu esta sexta-feira aos 102 anos.

O óbito foi confirmado pela agente comercial de Apfel, Lori Sale, que apelidou a designer de interiores de “extraordinária”. Não foi revelada a causa da morte.

Nascida a 29 de agosto de 1921, em Nova Iorque, Apfel esteve ao lado do marido à frente de uma empresa de fabrico de têxteis, a Old World Weavers. Especializada em trabalhos de restauro, participou em projetos na Casa Branca sob seis presidentes norte-americanos. Entre os clientes famosos encontravam-se ainda Estée Lauder e Greta Garbo.

Era conhecida pela forma irreverente de vestir, misturando, por exemplo, alta costura com peças encontradas em feiras. Destacava-se também pelos acessórios que usava, como os óculos grandes, redondos e de aros pretos, o batom vermelho vivo e cabelo branco curto.

“Não sou bonita e nunca serei bonita, mas isso não importa (…) tenho algo muito melhor, tenho estilo”, dizia  Apfel.

A sua fama explodiu em 2005, quando o Metropolitan Museum of Art’s Costume Institute, em Nova Iorque, organizou a exposição “Rara Avis”, que em latim significa “ave rara”, em que descreveu o estilo da designer como “simultaneamente espirituoso e exuberantemente idiossincrático”.